Introdução

Arranjos de animação (Rigging) é um termo geral usado para adicionar controles a objetos, tipicamente para o propósito de animação.

Arranjos de animação geralmente envolve a utilização de uma ou mais das seguintes funcionalidades:

Armaduras
Isso permite malhas de objeto terem juntas flexíveis e é comumente utilizada para animação de esqueletos.
Restrições
Para controlar os tipos de movimentos que fazem sentido e adicionar funcionalidade ao arranjo de animação.
Modificadores de Objeto
A deformação da malha pode ser muito envolvida, há vários modificadores que ajudam a controlá-la.
Chaves de formato
Para suportar diferentes formas alvo (como expressões faciais) a serem controladas.
Controladores
Assim seu arranjo de animação pode controlar diferentes valores de uma vez, assim como atualizar automaticamente algumas propriedades baseado em mudanças em outro lugar.

Arranjos de animação podem ser tão avançados conforme seu projeto necessite, arranjos de animação são efetivos definindo uma interface própria para o animador usar, sem precisar se preocupar com os mecanismos por detrás.

Exemplos

  • Uma armadura é geralmente usada com um modificador para deformar a malha para animação de personagem.
  • Um arranjo de animação para câmera pode ser usado ao invés de animar o objeto da câmera diretamente para simular arranjos de câmera reais (com um braço mecânico, montado num pedestal de rotação por exemplo, efeitos como vibração de câmera podem ser adicionados também).

Veja também

O conteúdo presente neste capítulo é uma simples referência sobre como se realiza arranjos de animação no Blender. Ele deve ser acompanhado de recursos adicionais como a introdução aos conceitos fundamentais de animação de personagens feito por Nathan Vegdahl, que são excelentes (e livres !), como o Humane Rigging.