Introdução

Welcome to Blender! Blender is a free and open-source 3D creation suite.

With Blender, you can create 3D visualizations such as still images, 3D animations, VFX shots, and video editing. It is well suited to individuals and small studios who benefit from its unified pipeline and responsive development process.

Being a cross-platform application, Blender runs on Linux, macOS, as well as Windows systems. It also has relatively small memory and drive requirements compared to other 3D creation suites. Its interface uses OpenGL to provide a consistent experience across all supported hardware and platforms.

../../_images/getting-started_about_introduction_screenshot.jpg

Quem utiliza o Blender?

O Blender possui uma grande variedade de ferramentas, o tornando adequado para qualquer tipo de produção de mídia. Pessoas e estúdios ao redor do mundo o utilizam por hobby, comercialmente, e em longas-metragens.

Check out the User Stories page on the Blender website for more examples.

Principais funcionalidades

  • Blender é uma suite 3D totalmente integrada, oferecendo uma gama de ferramentas essenciais incluindo Modeling, Rendering, Animation & Rigging, Video Editing, VFX, Compositing, Texturing, e vários outros tipos de Simulations.

  • É multi-plataforma, feita em OpenGL GUI que é uniforme em todas as plataformas mais utilizadas (e personalizável através de scripts Python).

  • Tem arquitetura 3D de alta qualidade, permitindo um fluxo de trabalho de criação rápido e eficiente.

  • Possui suporte ativo da comunidade, ver blender.org/community para uma grande lista de sites.

  • Tem um pequeno executável, que é portátil opcionalmente.

Você pode baixar a última versão do Blender aqui.

../../_images/getting-started_about_introduction_postprocessing.jpg

Uma imagem renderizada sendo pós-processada.

O Blender torna possível a realização de uma ampla gama de tarefas, e pode parecer assustador para iniciantes compreender o básico. Contudo, com um pouco de motivação e o material de aprendizado adequado, é possível que você se familiarize com o Blender após algumas horas de prática.

Este manual é um bom início, ainda que sirva mais como referência. Existem também muitos tutoriais em vídeo de sites especializados.

Independentemente de tudo que o Blender possa fazer, ele ainda é apenas uma ferramenta. Grandes artistas não criam obras de arte apertando botões ou manipulando pincéis, mas através do aprendizado e prática de assuntos como a anatomia humana, composição, iluminação, princípios de animação, etc.

Softwares de criação 3D como o Blender tem uma complexidade técnica nativa e gírias associadas com suas tecnologias subjacentes. Termos como mapas UV, materiais, sombreadores, malhas, e subdivisão de superfície estão no meio de comunicação dos artistas digitais, e através de seu entendimento, mesmo que vagamente, irão ajudar você na utilização do Blender em todo o seu potencial.

Portanto, continue lendo este manual, aprendendo sobre a maravilhosa ferramenta que o Blender é, e mantenha a sua mente aberta para outras áreas artísticas e tecnológicas nas quais você também pode se tornar um grande artista.