Introdução

A Janela de console, também chamada de Terminal, é uma janela de texto do sistema operacional que mostra mensagens sobre as operações do Blender, seu status, e seus erros internos.

Casos de utilização:

  • Para automatizações e processamentos em lote os quais requerem lançar o Blender com diferentes argumentos, veja a página sobre argumentos de linha de comando.
  • Nos desenvolvimentos de scripts Python, para ver a sua saída, use o comando print().
  • Caso o Blender feche inesperadamente, as mensagens podem indicar a causa dos erros.
  • Ao depurar ou resolver problemas, para ver a saída das mensagens do console, você pode usar o argumento --debug.

Instruções dependentes de plataforma

Linux

A Janela de console do Blender no Linux tipicamente só será visível na área de trabalho caso o Blender seja iniciado a partir de uma janela de terminal. O Blender irá mostrar as saídas na Janela de console a partir da qual fora iniciado.

Dependendo das suas configurações de ambiente de área de trabalho, um ícone do Blender poderá aparecer em sua área de trabalho (desktop) ou uma entrada para o software Blender será adicionada ao seu menu de aplicativos logo após a instalação do Blender. Em alguns casos, você pode editar esta entrada através de seu ícone e habilitar a opção «Executar no terminal».

../../_images/advanced_command-line_introduction_kde.png

Configurando o ícone de menu do KDE para iniciar o Blender a partir de um terminal.

Esta imagem de tela mostra o Blender sendo iniciado a partir de uma janela de terminal Linux e o texto de console resultante sendo impresso nele:

../../_images/advanced_command-line_introduction_linux.png

Iniciando o Blender a partir de uma janela de console (terminal) do Linux.

Apple macOS

O sistema macOS usa a pasta «files» (arquivos) com a extensão .app chamada aplicações (aplications). Estes arquivos são na verdade pastas que aparecem como arquivos no navegador de arquivos Finder . Para que o Blender seja executado e mostre as mensagens adequadamente você terá de especificar esta pasta contendo o executável do Blender, assim tendo as mensagens impressas em um terminal. Você pode iniciar o Blender a partir de um terminal usando Aplicações ‣ Utilitários. O caminho do executável dentro da pasta .app será ./blender.app/Contents/MacOS/blender.

Caso você tenha o Blender instalado em sua pasta de aplicativos, o seguinte comando pode ser usado:

/Applications/blender-2.79/blender.app/Contents/MacOS/blender
../../_images/advanced_command-line_introduction_mac.png

Iniciando o Blender a partir de uma janela de console do macOS.

Microsoft Windows

Quando o Blender é iniciado em um sistema operacional Microsoft Windows, a Janela de console (chamada de prontuário de comandos) é inicialmente criada como uma janela separada na área de trabalho. A janela principal do Blender também irá aparecer e a Janela de console então será alternada para oculta. Para mostrar novamente a janela de console, vá até o cabeçalho do editor «Janela de informações», escolha a opção Janela ‣ Alternar console do sistema.

Para iniciar o Blender a partir da linha de comando você precisa abrir uma instância do Prompt de Comando. Para fazer isso, digite WinKey-R depois digite cmd; isso irá abrir a janela do Prompt de Comando. Você irá então precisar confirmar o caminho para o executável do Blender. Se você instalou via instalador então pode ser encontrado aqui:

C:\Program Files\Blender Foundation\Blender\blender.exe
../../_images/advanced_command-line_introduction_windows.png

A janela de console do Blender no Microsoft Windows.

A imagem de tela do Blender mostra a Janela de console no Microsoft Windows sendo exibida logo após o início do Blender e após a abertura de um arquivo, mostrando suas mensagens relevantes.

Dica

Fechando a janela de console do Blender

Fechando a Janela de console também irá fechar o Blender, perdendo quaisquer trabalhos não salvos.

Para desligar a janela de console sem fechar o Blender, você pode ir até a opção Alternar console de sistema novamente a partir do menu (como mencionado anteriormente).

Mensagens de erro e status da janela de console

A Janela de console do Blender pode mostrar muitos tipos diferentes de status e mensagens de erro. Algumas mensagens simplesmente informam o usuário o que o Blender está fazendo em determinado momento, mas não possuem impacto real nas capacidades ou habilidades ferramentais do Blender em funcionar. Outras mensagens podem indicar erros sérios que provavelmente podem impedir que o Blender trabalhe em uma tarefa em específico e podem até mesmo avisar que o Blender não está mais respondendo ou mesmo fechá-lo completamente. As mensagens da Janela de console do Blender podem também se originar internamente a partir dos códigos do Blender ou a partir de fontes externas como os Scripts Python ou complementos.

Mensagens comuns

  • found bundled python: (PASTA)

    Essa mensagem indica que o Blender foi capaz de encontrar a sua biblioteca respectiva Python para o interpretador Python embutido com o Blender. Caso esta pasta esteja faltando ou não seja encontrada, é bem provável que um erro ocorra, e esta mensagem não irá aparecer.

  • malloc returns nil()

    Quando o Blender encadeia operações que requerem memória extra (RAM), ele chama uma função chamada «malloc» (abreviação de alocar memória) que tenta alocar a quantidade de memória requisitada pelo Blender. Caso esta condição não possa ser satisfeita, o comando malloc irá retornar a mensagem «nil», «null», ou «0» (zero), para indicar que houve uma falha ao encadear a requisição.Caso isto ocorra, o Blender não será capaz de encadear a operação requisitada pelo usuário. Na maioria dos casos, isso irá resultar no Blender operando de maneira muito lenta ou mesmo fechando. Caso você queira evitar ficar sem memória para execução do Blender, você pode instalar mais memória em seu sistema, reduzir a quantidade de detalhe em seus modelos Blender, ou mesmo desligar outros programas e serviços que estejam consumindo memória que nesse caso poderia ser usada pelo Blender.