Chave de luminância

../../../_images/compositing_types_matte_luminance-key_node.png

O painel do nó «Chave de luminância».

O nó do tipo «Chave de luminância» determina os objetos que estão no plano de fundo em relação aos que estão em plano frontal pela diferença dos níveis de luminância (brilho).

Stock footage of explosions, smoke or debris are normally shot against a solid, dark background rather than a green screen. This node can separate the foreground effect from the background. It can also be used for sky replacement for overexposed or gray skies that aren’t suitable for chroma keying.

Dica

Durante a composição de filmagens de coisas que emitem luzes e que possuem um plano de fundo escuro, como fogo, por exemplo, um nó do tipo :doc: misturar </compositing/types/color/mix> usando um operador do tipo Tela ou Adicionar irá produzir os melhores resultados.

Entradas

Imagem
A entrada de imagem padrão.

Propriedades

Limite
Alto(a)
Determina os valores mais baixos que são considerados objetos de plano frontal. ( valores de altura: a partir deste valor até 1.0 ).
Baixo(a)
Determina os valores mais altos que são considerados objetos de plano de fundo. ( valores de altura: a partir de 0.0 até este valor ).

Nota

Os níveis de brilho entre os dois valores perfazem uma gradiente de transparência entre os objetos de plano frontal e plano de fundo.

Saídas

Imagem
Uma imagem com canal alfa ajustado para a seleção contendo as chaves inseridas.
Tela
A black-and-white alpha mask of the key.

Exemplo

Para este exemplo o modelo foi filmado contra um plano de fundo branco. Utilizando o nó do tipo Chave de luminância, nós obtemos uma tela onde o plano de fundo está em branco, e o modelo está em preto; o oposto daquilo que queremos. Caso quiséssemos utilizar a tela, teríamos que alternar entre o branco e o preto (invertendo as cores). Como faremos isso ? Aqui o nó do tipo Gradiente de cores entra para o resgate – nós definimos a cor que está na esquerda como sendo o Branco com Alfa com o valor de 1.0 (opaco), e a cor mais a direita do espetro como sendo o Preto com Alfa com o valor de 0.0 (transparente). Como resultado, quando a Gradiente de cores recebe o preto, ela o converte em branco, e vice-versa. A máscara revertida está sendo mostrada; o seu contorno em branco é utilizável como uma máscara alfa agora.

../../../_images/compositing_types_matte_luminance-key_example.png

Usando o nó «Chave de luminância» com uma inversão.

Agora para a mistura, nós não precisaremos realmente da utilização do nó do tipo Alfa por cima; nós podemos utilizar somente a máscara como fator de entrada. Neste caso que parece estranho, nós podemos usar a tela para alfa diretamente; precisamos apenas conectar os nós de entrada. Como você pode ver, devido ao fato da tela ser branca (1.0) onde não queremos usar o modelo ou área de interesse na imagem, nós alimentamos a fotografia em plano de fundo ao conector da base, (lembre-se que o nó do tipo Misturar utiliza o conector superior onde o fator é de 0.0, e o conector da base onde o fator é 1.0). Alimentando a nossa foto original no conector superior significa que ela será usada que ele será usado onde o nó de Chave de luminância cria uma saída na cor preta. Voi-lá ! O nosso modelo é teleportado da cidade de Atlanta para aportar em um navio de cruzeiro atracado em Miami.