A comunidade do Blender

Sendo distribuído livremente a partir de seu início, mesmo sendo inicialmente um software de código fechado, ajudou um bocado na adoção do Blender. Uma grande, estável e ativa comunidade de usuários se aglomerou em torno do Blender desde 1998. A comunidade mostrou o seu suporte ao Blender em 2002 quando eles ajudaram a levantar €100,000 em sete semanas para fazer com que o Blender se tornasse um software Software Livre (Free Software), sob os termos da licença GNU GPL.

Sites independentes

Existem diversos sites de internet independentes como fóruns, blogs, publicações e sites de tutoriais dedicados ao Blender.

Um dos maiores fóruns dentro da comunidade é o site Blender Artists, onde os usuários do Blender se engajam para mostrar suas criações, obter respostas de retorno, perguntar e oferecer ajuda, e em geral, manter conversações sobre o Blender.

Obtendo suporte

A comunidade do Blender tem um papel fundamental para os usuários, portanto, aparte deste manual do usuário, existem muitas maneiras diferentes de obter suporte a partir de outros usuários, como os canais IRC e o site de perguntas e respostas Stack Exchange. Ambos em Inglês.

Existem também algumas fontes oficiais de suporte, como os Professores certificados e o site Blender Cloud. Caso você acredite que encontrou um problema no Blender, você poderá facilmente relatar um defeito (em Inglês).

Mais detalhes sobre o suporte podem ser encontrados na página de suporte.

Desenvolvimento

Sendo uma plataforma de código fonte aberto, a maioria do desenvolvimento do Blender é feita exclusivamente por voluntários. A comunicação entre os desenvolvedores é feita em sua maioria através de três plataformas:

Caso esteja interessado em ajudar com o desenvolvimento do Blender, veja a página Envolva-se

Canais IRC

Para discussões em tempo real, existem alguns canais IRC na rede Freenode. Você pode se juntar a estes canais através de seu software cliente de IRC preferido:

  • #blender Para obtenção de respostas a partir da comunidade.
  • #blenderchat Para discussões em geral ou conversas fora do âmbito do Blender.
  • #blendercoders Um local para os desenvolvedores conversarem sobre o desenvolvimento do Blender.
  • #blenderpython Para o suporte a desenvolvedores que utilizam a API Python.
  • #gameblender Para discussões sobre assuntos relacionados a criação de jogos com o motor de jogos.
  • #blenderwiki Para discussões relacionadas a documentação do Blender.

Nota

Caso você não tenha um programa «cliente» de chat IRC, você pode acessar o IRC usando o webchat.

Existem também mais canais relacionados ao Blender e que não estão listados aqui (como os canais para pessoas que são falantes de uma língua em particular, como o nosso Português). Recomendamos que você pesquise os canais disponíveis dentro da lista Freenode para vê-los todos.