Introdução

Bem vindo ao Blender, a suíte de criação 3D livre e de código fonte aberto.

O Blender pode ser usado para criar visualizações 3D como imagens estáticas, vídeo e jogos interativos em tempo real.

O Blender é bem adaptado para indivíduos e pequenos estúdios que se beneficiam de seu processo de integração unificado e de desenvolvimento responsivo.

O Blender é um aplicativo que pode ser executado em múltiplas plataformas de sistema operacional, funcionando em sistemas Linux, macOS, e MS-Windows. O Blender também possui requerimentos de memória e armazenamento relativamente baixos quando comparado a outras suítes de criação 3D. Sua interface utiliza OpenGL para fornecer uma experiência de usuário consistente dentre todos os aparelhos computacionais (hardware) suportados e plataformas.

../../_images/getting-started_about_introduction_bigbuckbunny.jpg

O Blender 2.5 com uma cena do filme «Big Buck Bunny» aberta.

Quem utiliza o Blender ?

O Blender possui uma grande variedade de ferramentas que o tornam adequado para praticamente quaisquer tipos de produção de mídia. Pessoas e estúdios ao redor do mundo o utilizam para projetos comerciais, filmes de ação, projetos de hobby, jogos e outras aplicações interativas como quiosques, jogos educacionais e pesquisa científica.

Veja a página sobre os Relatos de usuários (em Inglês) no site de internet do Blender para mais exemplos.

Principais funcionalidades

Você pode baixar (através de download) a última versão do Blender aqui.

../../_images/getting-started_about_introduction_postprocessing.jpg

Uma imagem renderizada passando por pós-processamento.

O Blender torna possível a realização de uma ampla gama de tarefas, e pode parecer assustador para iniciantes em suas primeiras tentativas de digerir os conceitos básicos. Contudo, através de um pouco de motivação e o material adequado de aprendizado, é possível que você se familiarize com o Blender após algumas horas de prática.

Este manual é um bom início, ainda que sirva mais como referência. Existem também muitos tutoriais em vídeo disponíveis online a partir de sites especializados, e muitos livros e DVDs de treinamento disponíveis na Loja eletrônica do Blender e no site Blender Cloud.

Independentemente de tudo o que o Blender pode fazer, ele ainda é apenas uma ferramenta. Grandes artistas não criam obras de arte referenciais apertando botões ou manipulando pincéis, mas através do aprendizado e prática em assuntos relacionados a anatomia humana, composição, iluminação, princípios de animação, etc.

Softwares de criação 3D como o Blender tem uma complexidade técnica adicional e jargões típicos associados com suas tecnologias subjacentes. termos como mapas UV, materiais, sombreadores, malhas, e subdivisão de superfície são os meios disponíveis para os artistas digitais, e através de seu entendimento, mesmo que vagamente, irão ajudar você na utilização do Blender em todo o seu potencial.

Portanto, mantenha-se á leitura deste manual, aprendendo sobre a maravilhosa ferramenta que o Blender é, e mantenha a sua mente aberta para outras áreas artísticas e tecnológicas nas quais você também pode se tornar um grande artista.