Convertendo para geometria

Referência

Modo:Todos Modos
Painel:Estante de ferramentas ‣ Lápis de cera ‣ Lápis de cera ‣ Ferramentas: Converter para geometria…
Menu:Lápis de cera ‣ Converter para geometria…
Atalho:Alt-C
../../_images/interface_grease-pencil_convert-to-geometry_options.png

As opções para converter para curvas.

Na janela de visualização 3D, os rascunhos na camada ativa podem ser convertidos em geometria, com base nas definições atuais de visualização, pela transformação dos pontos gravados durante o desenho (que criam os traços) no espaço 3D. Atualmente, todos os pontos são utilizados, portanto pode ser necessário simplificar os traços ou subdividir partes da geometria criada para uso padrão.

Os rascunhos podem atualmente ser convertidos em curvas, como proposto no menu Converter para geometria, quando este é pressionado na Estante de ferramentas, no painel Lápis de cera.

Opções

Tipo

O tipo de objeto no qual converter.

Caminho
Cria curvas 3D NURBS de segunda ordem (que se comportam como polilinhas).
Curva Bézier
Cria curvas Bézier, com manípuladores livres «alinhados» (que se comportam também como polilinhas).
Curva poligonal
Curva Bézier com segmentos de linha reta (manípulos automáticos).

Nota

Convertendo para malhas

Caso você queira converter seus rascunhos em uma malha, simplesmente escolha inicialmente NURBS, e então converta a curva criada em uma malha.

Normalizar peso

Irá escalonar todos os valores de peso de maneira que eles se situem estritamente dentro da amplitude entre (0.0 - 1.0).

Tudo isso significa que através da utilização de uma mesa de desenho (tablet) que seja sensível a pressão da caneta, você poderá controlar diretamente o raio e o peso da curva que está sendo criada, o que pode afetar por exemplo a largura de uma extrusão, ou o tamanho de um objeto através de uma restrição do tipo Seguir caminho ou um modificador do tipo Curva !

Conectar traços
Irá criar uma única curva do tipo spline, ou seja, um elemento de curva. (habilitado por padrão) a partir de todos os traços presentes na camada ativa de lápis de cera. Isto é especialmente útil caso você queira utilizar uma curva como caminho. Todos os traços serão interligados dentro da curva por seções com «pesos de influência zero» e «raios» de mesmo valor.

Temporização

O lápis de cera armazena dados «dinâmicos», ou seja, a velocidade em que os traços foram desenhados. Durante as conversões para curvas, estes dados podem ser usados para criar curvas-f para Avaliação de tempo (em outras palavras, uma animação de caminho), que pode ser usada por exemplo para controlar outras posições de objetos ao longo desta curva (usando a restrição do tipo Seguir caminho, através de um controlador, ou usando um modificador do tipo Curva). Portanto isto permite que você reproduza seus movimentos desenhados.

Importante

Todas estas opções de «temporização» necessitam que a opção Conectar traços esteja habilitada, caso contrário, elas não farão nenhum sentido !

Modo de temporização

Este controle permite a você escolher como os dados de temporização serão utilizados.

Sem temporização
Simplesmente crie a curva, sem quaisquer dados de animação (até então todas as opções estarão ocultas).
Linear
A animação de caminho será uma linear.
Original
A animação de caminhos irá refletir na temporização original. Isto inclui as «lacunas» (ou seja, o espaço de tempo entre o desenho dos traços).
Lacunas personalizadas
A animação de caminhos irá refletir na temporização original, mas as «lacunas» irão fornecer valores personalizados. Isto é especialmente útil caso você tenha grandes pausas entre alguns de seus traços, e gostaria, ao invés disso, ter espaços considerados «razoáveis» entre eles.
Faixa de quadros
O «comprimento» da animação de caminho criada, em quadros. Em outras palavras, o valor mais alto para a «Avaliação de tempo*.
Quadro inicial
O quadro inicial da animação de caminho.
Tempo real
Quando habilitado, a animação de caminho irá ter exatamente a mesma duração de tempo que você levou para desenhar os traços.
Quadro final
Quando a opção Tempo real está desabilitada, isto define o quadro final da animação de caminho. Isto significa que a temporização de desenho será escalonada para ficar maior ou menor para que se encaixe dentro da amplitude especificada.
Duração das lacunas
Somente para Lacunas personalizadas. A duração média (em quadros) de cada uma das lacunas entre os traços atuais. Por favor, note que os valores usados como entrada aqui não serão exatos caso a opção Tempo real esteja habilitada, caso contrário, serão escalonadas, exatamente como a temporização atual dos traços assim também é !

Exemplo

Aqui apresentamos um simples vídeo de «escrita a mão», criado com curvas convertidas a partir de dados de rascunhos:

The blend-file from the above example can be found here.