Introdução¶
Drivers são uma maneira de controlar valores de propriedades por meio de uma função, ou uma expressão matemática.
Efetivamente, drivers consistem em:
Uma configuração de driver que especifica zero, um ou mais valores de entrada usando outras propriedades ou canais de transformação de objeto, e combina-os usando uma função matemática predefinida ou uma expressão Python personalizada.
Uma F-Curve de animação que mapeia a saída da configuração do driver para o valor final para aplicar para a propriedade dirigida.
Como um exemplo, a rotação do Objeto 1 pode ser controlada pela escala do Objeto 2. Diz-se então que a escala do Objeto 2 dirige a rotação do Objeto 1.
Drivers podem não apenas definir o valor de uma propriedade para o valor de outra diferente, eles podem também combinar múltiplos valores usando uma função fixa ou uma expressão Python e modulá-lo ainda mais com uma curva definida manualmente e/ou uma pilha de modificador.
Drivers são uma ferramenta extremamente poderosa para construir rigs e são tipicamente usados para dirigir transformações em bones e a influência de shape keys, restrições de ação e modificadores, frequentemente usando propriedades personalizadas como entradas.
Graph View¶
A área principal do editor de Drivers mostra uma F-Curve que representa a função do driver.
O eixo X mapeia para o valor de saída da configuração do driver. As unidades dependem da configuração.
O eixo Y mostra o valor aplicado à propriedade alvo. As unidades dependem da propriedade.
Na imagem exemplo, se o valor do driver é 2.0 o valor da propriedade será 0.5.
The default F-curve is an identity map, i.e. the value produced by the driver configuration is applied to the driven property unchanged. If the driver output value is 2.0, the property will be 2.0.
The driver function can be defined artistically with Bézier curve handles or mathematically with trigonometric functions or polynomial expressions such as \(y = a + bx\). Furthermore, the function can also be procedurally modulated with noise or cyclic repetitions. See Modifiers for more details.
Configuração do Driver¶
O painel Drivers mostra a configuração para o driver.
Um driver pode ter zero, um, ou mais variáveis. Variáveis especificam quais propriedades, canais de transformação do objeto, ou distâncias relativas entre objetos, são usadas como entrada pelo driver.
O tipo de driver determina como as variáveis são usadas. O tipo pode ser:
uma função interna: por exemplo, a soma dos valores das variáveis, ou
uma expressão com script: uma expressão Python arbitrária que se refere às variáveis pelos seus nomes.
Essa configuração de driver gera um único valor que muda quando as variáveis mudam. Esse valor é então calculado através da curva da função do driver para produzir o resultado a ser aplicado à propriedade dirigida.
Notas sobre Expressões com Script¶
Quando um driver usa uma Expressão com Script, o Blender pode calculá-la sem usar o interpretador Python completo se for simples o suficiente. Isso significa que drivers são rápidos para calcular com divisões simples, adições e outras expressões «simples». As funções internas são sempre calculadas nativamente.
Veja Expressões Simples para uma lista abrangente de expressões que podem ser calculadas nativamente.
Quando a expressão não é simples, ela será calculada usando Python. Como consequência, o driver será mais lento e há um risco de segurança se o autor do código Python é desconhecido. Isso é uma coisa importante a se levar em consideração para cenas pesadas e quando compartilhar arquivos com outras pessoas. Veja também: Auto run.