Introdução

O Python é uma linguagem de programação interpretada, interativa e orientada a objetos. Ele incorpora módulos, tipificação dinâmica, e é uma linguagem com diversos tipos de dados dinâmicos de alto nível, e classes. O Python combina um potencial gigantesco com uma sintaxe bastante clara.

Scripts Python são uma maneira poderosa e versátil de estender a funcionalidade do Blender. A maior parte das áreas do Blender pode ser controlada através de scripts, incluindo animação, renderização, importação e exportação, criação de objetos e scripts para tarefas repetitivas.

Para interagir com o Blender, os scripts podem fazer uso da API («Application Programming Interface») altamente integrada.

Informações gerais

Ligações que são úteis na escrita de scripts (em Inglês):

Ligações que explicam como lidar com a distribuição de seus scripts:

Inciando

Ligações para o manual

As seguintes ligações levam você desde os princípios básicos até os mais avançados conceitos na confecção de scripts Python para o Blender.

Ligações externas

aqui, apresentamos algumas ligações externas contendo muitas informações boas para começar a aprender como escrever scripts para o Blender (em inglês).

Estendendo o Blender

Complementos

Os complementos são scripts que você pode habilitar para ganhar funcionalidades extras dentro do Blender, eles podem ser habilitados a partir das preferências de usuário.

Fora do executável do Blender, existem literalmente centenas de complementos escritos por muitas pessoas:

  • Os complementos oficialmente suportados são embutidos nas versões de lançamento do Blender.
  • Outras complementos Em testes são incluídas nas construções de desenvolvimento mas não nos lançamentos oficiais. A maioria deles funciona de forma confiável e são bastante úteis mas não se assegura que são estáveis para lançamento.

Para uma visão geral de todos os complementos disponíveis, veja o catálogo de scripts.

Scripts

Independente dos complementos, existem também scripts que você pode utilizar para estender a funcionalidade do Blender:

  • Módulos: Bibliotecas de utilitários para a importação em outros formatos de script.
  • Predefinições: Configurações importantes para as ferramentas do Blender e suas definições..
  • Inicialização: Estes arquivos são importados durante a inicialização do Blender. Eles definem a maioria da interface de usuário, bem como alguns operadores adicionais do núcleo do software.
  • Scripts personalizados: Em contraste aos complementos, eles são projetados tipicamente para uma única execução através do Editor de texto.

Salvando seus próprios scripts

Localização de arquivos

Todos os scripts são carregados a partir da pasta scripts localizada nos diretórios local, de sistema e caminhos definidos pelo usuário.

Você pode definir caminhos adicionais de pesquisa para os scripts através das Preferências de usuário ‣ Caminhos de arquivo.

Instalação

Os complementos são convenientemente instalados no Blender através das Preferências de usuário. Clique no botão Instalar a partir do arquivo… e selecione o arquivo .py ou .zip.

Para instalar manualmente scripts ou complementos, coloque-os dentro dos diretórios add-ons, modules, presets ou startup (pastas internas do Blender), de acordo com seu tipo. Veja a descrição acima.

Você também pode executar os scripts carregando-os através do Editor de texto.