Matiz, saturação e valor

../../../_images/compositing_types_color_hue-saturation_node.png

O painel do nó do tipo «Matiz, saturação e valor».

O nó do tipo Matiz, saturação e valor aplica uma transformação de cores no espaço de cores MSV. Ele é chamado «HSV» -> «Hue Saturation Value» em Inglês. O mesmo nome dado a esse nó, se aplica nos contextos de nós de sombreamento e texturas do editor de nós.

Entradas

Fator
Controla a quantidade de influência que o nó exerce sobre a imagem de saída.
Imagem
A entrada de imagem padrão.

Propriedades

As transformações são alterações relativas. Dentro do contexto de sombreamento e textura, as seguintes propriedades estão disponíveis como conectores de entrada:

Matiz
Especifica a rotação da matiz da imagem. 360° são mapeados (entre 0 e 1). A alteração entre a matiz de 0 (-180°) e 1 (+180°) possui o mesmo resultado.
Saturação
Uma saturação de 0 remove as matizes da imagem, resultando em uma imagem em escala de cinza. Uma alteração maior que 1.0 aumenta a saturação.
Valor
O valor é representado pelo brilho em geral da imagem. Aumentar ou decrescer os valores altera a imagem para mais clara ou mais escura.

Saídas

Imagem
A saída é em formato de imagem padrão.

Dicas sobre a matiz e a saturação

Algumas coisas a ser mantidas em mente que podem ajudar você a utilizar este nó da melhor maneira:

Matizes e vice-versa
Uma imagem azulada, com uma definição de matiz definida em quaisquer terminações do espectro (0 ou 1), tem sua saída como amarelada (lembre-se que o branco, menos o azul, resulta em amarelo). Uma imagem em amarelo, com uma definição de matiz em 0 ou 1, se torna azulada.
A matiz e a saturação trabalham em conjunto.
Portanto, uma matiz de 0.5 mantém os azuis em seus mesmos tons de azul, mas a Saturação pode tornar mais profundas ou mais leves as intensidades desta cor.
Tonalidades de cinza e branco são matizes neutras
Uma imagem em escala de cinza, onde os valores RGB são iguais, não possui matiz. portanto, este nó somente pode afetá-la com «Valor». Isto se aplica a todas as tonalidades de cinza, do preto ao branco; onde quer que os valores sejam iguais.
Alterações do efeito conforme o tempo
Os valores de matiz e saturação podem ser animados através de um nó do tipo «Tempo» ou pela animação direta da propriedade.

Nota

Tingimento

Este nó do tipo «MSV», simplesmente altera as matizes que já estão presentes ali (na imagem). Para colorizar uma imagem, ou para adicionar um tingimento a uma imagem, utilize um nó do tipo «Misturar» para adicionar uma cor estática a partir de um outro nó que forneça cores RGB, e assim, usar em conjunto com sua imagem.

Exemplo de alteração MSV

../../../_images/compositing_types_color_hue-saturation_example.jpg

Um exemplo básico

../../../_images/compositing_types_input_mask_example.png

An example of using the Factor input for masking.