Gradiente de cores

../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_node.png

O painel do nó do tipo «Gradiente de cores».

O nó do tipo «Gradiente de cores» é usado para o mapeamento de valores para cores através do uso de uma gradiente.

Entradas

Fator
O fator de entrada é usado como um índice para as cores da gradiente.

Propriedades

Gradiente
Para saber mais sobre os controles, veja Gradiente de cores.

Saídas

Imagem
A saída em formato de imagem padrão.
Alfa
A saída padrão de transparência alfa.

Exemplos

Criando uma máscara alfa

Uma funcionalidade poderosa mas que passa desapercebida dentro da gradiente de cores é a possibilidade de se poder criar uma máscara alfa, ou uma máscara que é colocada sobre uma outra imagem, e, como uma máscara, permite que alguns planos de fundo sejam mostrados através das imagens. O mapa de nós do exemplo abaixo mostra como usar o nó do tipo gradiente de cores para fazer isto:

../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_create-alpha-mask.png

Usando o nó do tipo «Gradiente de cores» para a criação de uma máscara alfa.

In the map above, a black-and-white swirl image, which is lacking an alpha channel, is fed into the Color Ramp node as a Factor. (Technically, we should have converted the image to a value using the RGB to BW node, but hey, this works just as well since we are using a BW image as input).

Nós definimos o nó do tipo «Gradiente de cores» para uma cor puramente transparente (para o preto) na terminação esquerda do espectro, e para uma cor plenamente vermelha na direita (para o branco). Como visto dentro do visualizador, o nó do tipo «Gradiente de cores» fornece uma máscara que é totalmente transparente onde a imagem é preta. O preto é o valor 0, portanto a gradiente de cores usa a cor na esquerda do espectro, que nós definimos como transparente. A cor da imagem na gradiente de cores é plenamente vermelha e opaca onde a imagem é branca (1.00).

Nós verificamos que a imagem de máscara de saída é parcialmente transparente pela sua sobreposição acima de outra imagem.

Clorizando uma imagem

O poder real do uso da gradiente de cores é que múltiplas cores podem ser adicionadas simultaneamente ao espectro de cores. Este exemplo de mapa de composição toma uma imagem monótona em escala de cinza e a torna em um redemoinho de fogo !

../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_colorizing-image.png

Neste exemplo, nós mapeamos as tonalidades de cinza dentro da imagem de entrada para três cores, azul, amarelo e vermelho, e plenamente opaco (com alfa de 1.00). Onde a imagem está na cor preta, a gradiente de cores a substituirá pelo azul, a cor atualmente selecionada. Onde há alguma tonalidade de cinza, a gradiente de cores escolherá a cor de correspondência a partir do espectro (azulado, amarelado ou avermelhado). Onde a imagem é plenamente branca, a gradiente de cores escolherá o vermelho.