Definir alfa

../../../_images/compositing_types_converter_set-alpha_node.png

O painel do nó do tipo «Definir alfa».

O nó do tipo Definir alfa adiciona um canal alfa para uma imagem.

Entradas

Imagem
A entrada de imagem padrão.
Alfa
A quantidade de transparência alfa pode ser definida para a imagem como um todo pela utilização do campo de entrada ou por pixeis conectando-os ao soquete.

Propriedades

Este nó não possui propriedades.

Saídas

Imagem
A entrada em formato de imagem padrão.

Nota

Este não é, e não foi projetado para ser, uma solução com o propósito geral de resolver o problema de composição de imagens que não contém informações de transparência alfa. Você pode querer utilizar os nós de «Chave de crominância» ou «Chave de diferença» (como explicado na seção sobre nós de tela), caso possível. Este nó é mais comumente utilizado (através de uma entrada apropriada sendo fornecida através dos conectores) naqueles casos problemáticos onde você não pode, por alguma razão, usar as técnicas de inserção de chaves de cor (para telas alfa) diretamente.

Exemplo

Esmaecer para o preto

Para fazer uma transição de uma cena ou tomada para outra para o público, uma técnica comum é «esmaecer ao preto». Como o nome implica, a cena será esmaecida para uma tela preta. Você também pode «esmaecer ao branco» ou qualquer cor que assim desejar, mas o preto é uma boa cor neutra que é leve para os olhos e intelectualmente «redefine» a mente do espectador. O mapa de nós abaixo mostra como fazer isto usando o nó do tipo «Definir alfa».

../../../_images/compositing_types_converter_set-alpha_fade-to-black.png

Fade to black.

No exemplo acima, o canal alfa da imagem do redemoinho é ignorado. Ao invés disso, um nó do tipo Tempo introduz um fator entre 0.00 e 1.00 sobre o curso de 60 quadros, ou seja, 2 segundos (em uma animação de 30 qps) para definir o nó do tipo «Definir alfa». Note que a curva de tempo tem um formato exponencial, portanto a quantidade de cor preta na imagem será esmaecida de maneira lenta e então será acelerada em direção ao final. O nó do tipo «Definir alfa» não precisa de uma imagem de entrada; ao invés disso, a cor preta lisa (insensível a luzes ou sombras) é utilizada. O nó do tipo «Definir alfa» usa o fator de entrada e a cor para criar uma imagem em preto que possui a transparência alfa definida de maneira que vai de 0.00 a 1.00 sobre o curso de 60 quadros, ou seja, do completamente transparente para o completamente opaco. Pense na transparência alfa como um multiplicador para quão vividamente você poderá ver os pixeis. Estas duas imagens são combinadas por completo através do nosso confiável nó do tipo «Alfa por cima» (com um Fator de 1.00) para produzir a imagem composta. O nó do tipo «Definir alfa» portanto irá, dependendo do quadro sendo renderizado, produzir uma imagem na cor preta que possui algum grau de transparência. Defina os nós e anime, e vocẽ terá uma sequência de imagem que esmaece ao preto em um período de dois segundos.

Nota

No Scene Information Used

Este exemplo de mapa de nós não utiliza o nó do tipo «Camadas de renderização». Para produzir esta animação de dois segundos, nenhuma informação de cena do Blender foi utilizada. Isto é um exemplo da utilização das poderosas habilidades de composição do Blender de maneira separada de suas capacidades de modelagem e animação. (Uma camada de renderização pode ser substituída pelas camadas de imagem, e o efeito de «esmaecimento em rede» ainda irá produzir o mesmo efeito).

Esmaecimento em títulos

Para apresentar a sua animação, você vai querer apresentar o título de sua animação sobre um plano de fundo. Você pode ter a entrada do título em formato de voo, ou esmaecê-la. Para esmaecê-la, utilize o nó do tipo «Definir alfa» em conjunto com o nó do tipo «Tempo» como mostrado abaixo.

../../../_images/compositing_types_converter_set-alpha_fade-in-title.png

Using Set Alpha to fade in a title.

In the above example, a Time curve provides the Alpha value to the input socket. The current Render Layer node, which has the title in view, provides the image. As before, the Alpha Over node mixes (using the alpha values) the background swirl and the alpha title to produce the composite image.

Colorizando uma imagem em preto e branco

../../../_images/compositing_types_converter_set-alpha_colorizing-image.png

Using Set Alpha to colorize an image.

No exemplo acima, note como a entrada azul da entrada de renderização coloriza o redemoinho. Você pode definir o botão de cor do nó do tipo «Definir alfa» através deste mapa de nós para adicionar uma cor consistente para uma imagem em preto e branco.

In the example map to the right, use the Alpha value of the Set Alpha node to give a desired degree of colorization. Thread the input image and the Set Alpha node into an Alpha Over node to colorize any black-and-white image in this manner.