Introdução

Cada arquivo Blender contém uma base de dados. Esta base de dados contém todas as cenas, objetos, malhas, texturas, etc, que estiverem salvas no arquivo.

Um arquivo contém múltiplas cenas e cada cena pode conter múltiplos objetos. Os objetos podem conter múltiplos materiais que podem conter muitas texturas. Também é possível criar vínculos entre diferentes objetos.

Esquematizador

Você pode facilmente inspecionar os conteúdos de seu arquivo utilizando o Esquematizador, que mostra todos os dados presentes em seu arquivo Blender.

O Esquematizador permite a você executar operações simples em objetos, como selecionar, renomear, apagar, vincular e criar parentescos.

Leia mais sobre Esquematizador.

Empacotar e Desempacotar Dados

Referência

Painel:Janela de informações ‣ Arquivo ‣ Dados externos ‣ Empacotar tudo no arquivo Blender

O Blender possui a habilidade de encapsular (incorporar) diversos tipos de dados dentro do arquivo Blender que normalmente são salvos fora do arquivo Blender. Por exemplo, uma textura de imagem que é um arquivo de imagem externo pode ser colocado «dentro» do arquivo Blender através de Empacotar automaticamente no arquivo Blender. Quando o arquivo Blender é salvo, uma cópia desta imagem é colocada dentro do arquivo Blender. O arquivo Blender então pode ser copiado ou enviado através de e-mail para qualquer local, e a textura de imagem irá junto com ele.

Você saberá que uma textura de imagem está empacotada no arquivo Blender, porquê você verá uma pequena caixa de presentes mostrada no cabeçalho.

Desempacotar dados

Referência

Painel:Janela de informações ‣ Arquivo ‣ Dados externos ‣ Desempacotar tudo em arquivos

Quando você receber um arquivo empacotado, você pode Desempacotar tudo em arquivos. Caso os arquivos estejam empacotados, também haverá um rastro de seu caminho original, que também pode ser relativo ou absoluto (isto é necessário em caso de desempacotamento para a localização original).

Opções

Usar os arquivos no diretório atual (criando-os quando necessário)
Desempacota todos os arquivos no mesmo diretório // em que o arquivo Blender está presente, agrupando-os em pastas apropriadas (como “”texturas”“, por exemplo). Contudo, se o arquivo final já existe, ele usará aquele arquivo, ao invés de desempacotá-lo.
Escrever arquivos no diretório atual (sobrescrevendo os arquivos existentes)
Desempacota todos os arquivos no mesmo diretório que o arquivo Blender, agrupando-os em pastas apropriadas (como «texturas», por instância). Se o arquivo final já existir, será sobrescrito.
Usar arquivos na localização original (criando-os quando necessário)
Desempacota todos os arquivos em suas localizações originais. Contudo, se o arquivo final já existe, ele usará aquele arquivo, ao invés de desempacotá-lo.
Escrever arquivos na localização original (sobrescreve arquivos existentes)
Desempacota todos os arquivos em suas localizações originais. Se o arquivo final já existir, será sobrescrito.
Desabilita o empacotamento automático, e mantém todos os arquivos empacotados
Cancela a operação e desativa a opção Empacotar automaticamente no arquivo Blender.