Esquematizador

../_images/editors_outliner_interface.png

A janela do esquematizador.

O editor Esquematizador apresenta uma lista na qual estão organizados os dados dentro do arquivo Blender, ou seja, os dados da cena e também as preferências de usuário.

Utilização

  • Visualizando os dados dentro da cena.
  • Selecionando e de-selecionando objetos dentro da cena.
  • Mostrando ou ocultando um objeto dentro da cena.
  • Habilitando ou desabilitando a seleção (para tornar os objetos em «não selecionáveis» dentro da janela de visualização 3D)
  • Habilitando ou desabilitando a renderização de um objeto.
  • Apagando objetos a partir da cena.
  • Desvinculando dados (o equivalente a pressionar o botão X próximo ao nome de um bloco de dados).
  • Permite selecionar facilmente qual camada de renderização será efetivamente renderizada.
  • Permite selecionar qual passo de renderização será efetivamente renderizado (por exemplo, você pode escolher renderizar somente o passo Especular).

Visualização em árvore

Each row in the Outliner shows a data-block. You can click the plus sign to the left of a name to expand the current data-block and see what other data-blocks it contains.

Você pode selecionar blocos de dados dentro do Esquematizador, mas isso não necessariamente selecionará o bloco de dados dentro da cena. Para selecionar o bloco de dados dentro da cena, você terá de ativá-lo.

Selecionando e ativando

A seleção simples não requer qualquer seleção prévia: simplesmente funciona diretamente através do BEM (e ou BDM – que apresenta um menu de contexto, veja abaixo) dentro do nome ou da área do ícone.

Quando você seleciona um objeto dentro da lista desta maneira, ele é selecionado e se torna o objeto ativo dentro de todas as outras vistas 3D.

Ativando um bloco de dados

Para «ativar» o bloco de dados, basta usar o BEM sobre o ícone do bloco de dados. A ativação do bloco de dados irá automaticamente alternar para o modo relevante. Por exemplo: A ativação dos dados da malha de um cubo irá tanto selecionar o cubo quanto colocá-lo no Modo de edição. A ativação dos dados do objeto do cubo, irá tanto selecionar o cubo, quanto colocá-lo em Modo de objeto (veja a direita).

Selecionando um grupo de blocos de dados

Útil quando você quer selecionar ou de-selecionar uma grande quantidade de blocos de dados. Para isto, você deve preparar a seleção, e de acordo com sua vontade poderá utilizar:

  • BDM ou BEM,
  • Shift-BDM ou Shift-BEM,
  • BDM e arrastar ou BEM e arrastar,

all outside the name/icon area. Those pre-selected have their line in a lighter color. You then can (de)select them with an RMB-click on the name/icon area, which brings on a context menu (see below). A to select/deselect all open items.

../_images/editors_outliner_column-icons.png

Seleção de um bloco de dados.

Menu de contexto

Mostra o menu de contexto para um bloco de dados através do BDM sobre o nome ou ícone. Dependendo do tipo de blocos de dados previamente selecionados, vocẽ terá todas ou somente parte das seguintes opções:

Selecionar, De-selecionar
Esta funcionalidade ainda não está implementada.
Desvincular
Para desvincular um bloco de dados a partir de seu «proprietário» (por exemplo, um material de sua malha).
Tornar local
Para criar uma duplicata «local» deste bloco de dados.
Tornar usuário único
Esta funcionalidade ainda não está implementada.
Apagar
Apaga o bloco de dados selecionado.
Apagar hierarquia
Apaga o objeto e todos os seus objetos crianças.
Remapear usuários
Remap Users of a data-block to another one (of same type of course) – means you can e.g. replace all usages of a material or texture by another one.
Adicionar usuário virtual, Limpar usuário virtual
Adiciona um usuário virtual (transitório ou «falso») de maneira que o bloco de dados selecionado sempre seja salvo mesmo que não haja usuários. O usuário virtual pode ser removido através da opção Limpar usuário virtual.
Rename Ctrl-LMB
Renomeia o bloco de dados selecionado.
Selecionar vinculados(as)
Seleciona os dados vinculados, veja a seção Selecionar vinculados(as) para mais informações.

Nota

Alguns tipos de blocos de dados não terão nenhum tipo de menu de contexto !

Restrições a nível de objeto

Os três seguintes botões de alternância, ao lado direito do Esquematizador de cena, estão disponíveis para objetos, modificadores e restrições. Quando o botão Ctrl é pressionado em conjunto com esses alternadores, os objetos crianças dos objetos apresentados são afetados também.

Restringir a visibilidade (ícone de olho)
Restringe a visibilidade do objeto dentro da janela de visualização 3D. O atalho V irá alternar esta propriedade para quaisquer objetos que estão selecionados dentro do Esquematizador.
Restringir a seleção (ícone de cursor do mouse)
Isto é útil caso você tenha colocado alguma coisa na cena e não queira acidentalmente selecioná-lo quando estiver trabalhando em alguma coisa diferente. O atalho . S irá alternar esta propriedade para quaisquer objetos que estejam selecionados dentro do Esquematizador.
Restringir a renderização (ícone de câmera)
Isto manterá o objeto visível na cena, mas ele será ignorado pelo renderizador. O atalho R irá alternar esta propriedade para quaisquer objetos que estejam selecionados dentro do Esquematizador.

Exemplo

../_images/editors_outliner_example.png

The Outliner with different kinds of data.