Estrutura

../../_images/rigging_armatures_structure_armature-example.png

Exemplo de uma armação de ossos bastante simples.

As armações de ossos imitam esqueletos reais. Elas são compostas de ossos, os quais são (por padrão), elementos rígidos. Mas você tem mais possibilidades do que com esqueletos reais. Em adição as rotações «naturais» dos ossos, você também pode movê-los e até mesmo escaloná-los em funcionamento ! E seus ossos não têm de estar conectados entre si; eles podem até mesmo estar completamente livres caso você queira. Contudo, nos arranjos mais naturais e úteis está implícito que alguns ossos sejam relacionados a outros, formando encadeamentos (cujo conjunto é chamado de «cadeia de ossos»), o que criará coisas parecidas com as «juntas» em sua armação, como detalhado na seção Encadeamento de ossos, logo abaixo.

Cadeias de ossos

Os ossos dentro de uma armação podem ser completamente independentes entre si (ou seja, a modificação de alguns ossos não afeta outros). Mas isto nem sempre resulta em uma configuração de arranjo útil: Para criar uma perna, todos os ossos «após» o osso das canelas deve se mover «com» ela de uma maneira bem coordenada. Isto é exatamente o que acontece em armações através do parentesco de um osso a sua próxima junta, você estará criando um «encadeamento de ossos». Estas cadeias podem ser ramificadas. Por exemplo, cinco dedos normalmente são conectados a um único osso da «mão».

../../_images/rigging_armatures_structure_chains-of-bones.png

Uma armação com duas cadeias de ossos.

Os ossos são encadeados pela ligação da ponta de seu parente a raiz da criança (osso subsequente). A raiz (cabeça) e a outra ponta (base) podem ser conectadas, ou seja, elas estarão sempre no mesmo ponto; ou então, elas podem ser livres, como em uma relação padrão de parentesco entre um objeto e sua criança.

Um determinado osso pode ser parenteado a diversas crianças, e portanto, ser uma parte de diversas cadeias ao mesmo tempo.

Os ossos no início de uma cadeia são chamados de ossos raiz, algumas vezes tratados como «ossos tronco» ou «ossos de centro estrutural» , e os últimos ossos de uma cadeia são chamados de ossos das pontas, algumas vezes tratados como «ossos da folhagem» ou «ossos concatenados» . Não os confunda com os nomes similares das terminações de ossos !

As cadeias de ossos são um assunto particularmente importante na criação de :doc:`poses </rigging/armatures/posing/index>`(especialmente com os padrões de técnicas de poses que usam a «cinemática direta» (forward kinematics) versus o padrão «automático» de cinemática inversa inverse kinematics ). Você os cria e os edita no Modo de edição, mas com exceção dos casos de ossos conectados, suas relações não possuem efeito nas transformações dos ossos neste modo (ou seja, a transformação de um osso parente não afetará os ossos criança).

A maneira mais simples de gerenciar os relacionamentos entre os ossos, é a utilização do painel relações presentes no contexto de «Dados de objeto», quando algum osso está selecionado.