Fantasmas

Referência

Modo:Todos Modos
Painel:Armação ‣ Fantasmas (painel)

Os fantasmas são contornos dos ossos na cor preta (mais ou menos opacos) conforme estes são posicionados em determinados quadros. Este tipo de visualização é mostrado somente no Modo de pose.

Na criação de desenhos caricaturados, os animadores utilizam o papel vegetal, para ver diversos quadros que precedem aquele em que estão trabalhando. Isto os permite visualizar o movimento em geral de seus personagens, sem ter de reproduzi-los do início. O Blender tem uma funcionalidade bastante similar para as armações de ossos: os «fantasmas».

Exemplos de fantasmas.
../../../_images/rigging_armatures_properties_ghost_example1.png
../../../_images/rigging_armatures_properties_ghost_example2.png

Opções

../../../_images/rigging_armatures_properties_ghost_panel.png

O painel Fantasmas.

As definições para fantasmas são encontradas no painel Fantasmas do contexto de Dados do objeto no editor Janela de propriedades, com os ossos selecionados no Modo de pose.

Tipo
Em torno do quadro atual
Isto irá exibir um determinado número de fantasmas antes e depois do quadro atual. Os fantasmas são sombreados a partir da opacidade plena no quadro atual, para a transparência plena nos quadros mais distantes.
Dentro do intervalo
Isto irá mostrar os fantasmas dos ossos das armações dentro de um determinado intervalo de quadros. Os fantasmas são sombreados desde o transparente a partir do primeiro quadro, para plenamente opacos no último quadro. Há quatro opções:
Nos quadros-chave
Isto é bastante similar a opção Dentro do intervalo, mas existirão fantasmas somente para os quadros-chave dentro das animações das armações (ou seja, somente os quadros que possuem chaves inseridas em um ou mais ossos). Portanto ele tem as mesmas opções descritas acima, exceto a opção Passo (pois somente os quadros-chave geram fantasmas a partir desta opção). Outra diferença, é que, contrariamente ao sombreamento de fantasmas presente na opção Dentro do intervalo, esta opção mostra os fantasmas plenamente opacos para o primeiro quadro, e plenamente transparentes para o último quadro-chave.
Intervalo
Este botão numérico especifica quantos fantasmas você terá em ambos os «lados» (ou seja, um valor de 5 irá fornecer a você 10 fantasmas, 5 antes do quadro atual e 5 após o quadro atual.
Início / Fim
Este botão numérico especifica o quadro inicial e final do intervalo (exclusivo). Note que, infelizmente, ele não pode receber valores nulos ou negativos, o que significa que você verá somente os fantasmas inclusos a partir do segundo quadro caso sua animática inicie no primeiro quadro da animação…
Passos
Este botão numérico especifica se você terá um fantasma para cada quadro (o valor padrão é 1), ou um a cada dois quadros, a cada três, etc. Isso serve para evitar poluição na Janela de visualização 3D.

Mostrar

Somente selecionados
Quando habilitado, você verá somente os fantasmas dos ossos selecionados (caso contrário, cada osso dentro das armações irá gerar fantasmas…).

Finalmente, estes fantasmas também são ativos ao reproduzir a animação usando Alt-A – Isto é útil somente com a opção Ao redor do quadro.

Nota

Não há uma «chave geral» para desabilitar esta funcionalidade de exibição. Para fazer isto, você terá, ou de definir o número de Fantasmas para 0 (para a opção Ao redor do quadro), ou o mesmo número do quadro tanto para o Início quanto para o Fim (para os outros dois tipos de visualização de fantasmas).