Introdução

As cenas são uma maneira de organizar seu trabalho. Cada arquivo Blender pode conter múltiplas cenas, que compartilham outros dados como objetos e materiais.

O gerenciamento de cenas e as anexações ou vinculações a bibliotecas são feitas com base no Sistema de dados e bibliotecas do Blender, portanto, é uma boa ideia ler esta página do manual primeiramente, caso você não seja familiar co os princípios deste sistema.

Você pode selecionar e criar cenas com o menu de Bloco de dados de cena localizado no cabeçalho do editor Janela de informações.

Controles

Reference

Menu:Info Editor Header ‣ Scene
../../_images/data-system_scenes_introduction_menu.png

O menu de bloco de dados de cena.

Cenas
Uma lista de cenas disponíveis.
Adicionar +
Novo(a)
Cria uma cena vazia com valores padrão.
Copiar configurações
Cria uma cena vazia, mas também copia as definições a partir da cena ativa na nova cena.
Vincular objetos
Esta opção cria uma nova cena com as mesmas definições e conteúdos da cena ativa. Contudo, ao invés de copiar os objetos, a nova cena conterá vínculos para os objetos na cena antiga (base). Além do mais, as alterações nos objetos presentes na nova cena irão resultar nas mesmas mudanças na cena original, devido ao fato dos objetos serem literalmente os mesmos. Operações inversas (alterações na cena original) também serão recíprocas .
Vincular dados dos objetos

Cria novos objetos a partir da cópia e duplicação de todos os objetos presentes na cena atual, mas cada um desses objetos duplicados irá ter vínculos para os dados do objeto (como malhas, materiais e afins), dos objetos correspondentes na cena original.

Isto significa que você pode alterar a posição, orientação e tamanho dos objetos na nova cena sem afetar as outras cenas, mas quaisquer modificações nos dados do objeto (como malhas e materiais, etc) também afetarão outras cenas. Isto é devido ao fato de que uma única instância dos «dados do objeto» agora estão sendo compartilhadas por todos os objetos em todas as cenas, que estão vinculadas (conectadas) a esses dados. Isto tem o efeito de criar uma nova cópia independente dos dados do objeto.

Cópia completa
Usando esta opção, nada será compartilhado. Esta opção cria uma cena independente contendo cópias completas dos conteúdos da cena ativa. Cada objeto dentro da cena original será duplicado, e que os dados dos objetos e as duplicatas serão cópias completas e independentes dos objetos também.

Nota

Para escolher entre estas opções, é útil compreender a diferença entre Objetos e Dados do objeto. Veja a página Duplicações para saber mais sobre isto.

Apagar X
Você pode pagar a cena atual clicando no X próximo ao nome da cena no cabeçalho do editor Janela de informações.

Veja também

Vinculando para uma cena

Você pode vincular qualquer objeto de uma cena para outra.