Opções comuns

Alvo

O campo de Identificador de dados de alvo permite que você vincule a restrição a um objeto alvo de sua escolha. este vínculo fornece dados para a restrição de maneira que ela possa iniciar seu funcionamento. Por exemplo, a restrição do tipo Copiar posicionamento necessita de dados de localização para funcionar. Preencha o campo Alvo e a restrição do tipo Copiar posicionamento começará a usar os dados de localização a partir do objeto alvo.

../../../_images/rigging_constraints_interface_common_target.png

O campo Alvo deverá ser preenchido para que a restrição inicie seu funcionamento.

Por padrão, o Alvo irá utilizar a Object Origin como o ponto do alvo.

Caso o campo alvo seja vinculado a um objeto de Mesh ou Lattice, um campo relacionado ao Vertex Group irá aparecer. Entre com o nome de um grupo de vértices e a restrição irá utilizar como alvo o ponto mediano deste grupo de vértices ao invés do centro do objeto.

../../../_images/rigging_constraints_interface_common_target-vertex-group.png

If the Target field links to an Armature, a Bone field will appear along with a Head or Tail slider. Enter the name of a bone and the constraint will target the bone instead of the entire armature object center. Slide the slider and the constraint will target the head, the tail or somewhere in between.

../../../_images/rigging_constraints_interface_common_target-bone.png

Espaço

As restrições precisam de um enquadramento de referência de maneira a funcionar apropriadamente. Este enquadramento de referência é chamado de «espaço» da restrição. A escolha de um espaço versus outro irá alterar o enquadramento de referência e irá alterar substancialmente comportamento de uma restrição.

Para entender como a alteração do espaço de avaliação (enquadramento das referências) irá alterar o comportamento da restrição, considere a experimentação com dois objetos do tipo Vazio. Certifique-se de que eles estejam sendo mostrados como setas de maneira que você possa utilizar os eixos locais para cada um dos objetos do tipo Vazio. Também certifique-se de que a escala de um deles seja um pouco maior do que o outro de maneira que ambos sejam visíveis mesmo que estejam diretamente posicionados um sobre o outro. Então adicione uma restrição para um dos objetos tipo Vazio que tenha como alvo o outro objeto e faça diversas experimentações movimentando, escalonando ou rotacionando o alvo de diversas maneiras diferentes.

../../../_images/rigging_constraints_interface_common_space.png

Esta restrição é configurada para usar o Espaço do ambiente como o enquadramento de referência tanto para o espaço de avaliação do Alvo quanto para o espaço do Proprietário.

Espaço do alvo e espaço do proprietário

The space used to evaluate the target of the constraint is called the Target Space. The space used to evaluate the constrained object (the object that owns the constraint) is called the Owner Space. Hover over the space select menu(s) to learn whether it affects the space of the target or the space of the owner.

When the constraints use a Target and/or/nor an Owner space there will be no, one or two selector(s). The Copy Location constraint in example use both Target and Owner space.

Quando uma restrição usa tanto o Espaço do alvo quanto o Espaço do proprietário, os espaços de avaliação poderão ser quaisquer combinações de ambos os espaços do Alvo e do Proprietário.

Tipos de espaço

Espaço do ambiente
Neste tipo de espaço de avaliação, o ambiente é o enquadramento de referência para o objeto (ou osso). A sua localização é relativa a origem do ambiente. A rotação e escala estão orientadas aos eixos do ambiente. As transformações para o objeto, os parentes relacionados ao objeto e quaisquer outras restrições que estiverem em posições mais altas na pilha de restrições são todas levadas em consideração.
Espaço local
Neste tipo de espaço de avaliação, o parente do objeto (ou osso) é o enquadramento de referência. A localização é relativa a origem do objeto parente. A rotação e escala são orientadas para os eixos do objeto parente. Somente as transformações relacionadas ao objeto em si são levadas em consideração. As transformações aos parentes do objeto e outras restrições que estiverem em posições mais altas na pilha de restrições não são levadas em consideração.
Local com o parente (somente para ossos)
The bone properties are evaluated in its own local space, including the transformations due to a possible parent relationship (i.e. the chain’s transformations above the bone).
Espaço de pose (somente para ossos)
As propriedades dos ossos são avaliadas dentro do espaço local do objeto de armação (ou seja, independentemente das transformações da armação de ossos no Modo de objeto). Portanto, caso o objeto de armação de ossos possua transformações nulas, o Espaço de pose terá o mesmo efeito que o Espaço do ambiente.

Influência

O deslizador de influência determina quanto a restrição irá afetar o objeto restringido (alvo).

../../../_images/rigging_constraints_interface_common_influence.png

Uma influência de 0.0 não terá nenhum efeito. Uma influência de 1.0 terá o efeito pleno.

Values between (0.0 and 1.0) will have a partial effect, but be careful. These partial effects can be difficult to control, especially as the constraint stack grows in complexity.

O valor de influência é animável, permitindo que as restrições sejam desligadas, ou ligadas de maneira parcial conforme necessário.