Introdução

Constraints are a way to control an object’s properties (e.g. its location, rotation, scale), using either plain static values (like the «limit» ones), or another object, called «target» (like e.g. the «copy» ones).

Mesmo que as restrições sejam bastante úteis em projetos de imagens estáticas, a sua principal utilização é obviamente nas animações.

  • Você pode controlar a animação de um objeto através dos alvos utilizados pelas suas restrições (e isto é uma forma de animação indireta, ou, automatização). Nesse processo, estes alvos poderão então controlar as propriedades das restrições vinculadas ao proprietário, e portanto, a animação dos alvos irá indiretamente animar o proprietário.
  • Você pode também animar as definições presentes nas configurações de uma restrição, como por exemplo a sua Influência, ou, quando se utiliza um osso de uma armação como alvo, animar o local ao longo deste osso (chamado de Meão entre a cabeça e a base) se situa o ponto real do alvo.

Elas podem fazer com que os olhos de um jogador de tênis sigam uma bola de tênis quicando através da quadra, permite que as rodas de um ônibus sejam rotacionadas em conjunto, e ajudam as pernas de um dinossauro a ser inclinadas nos joelhos automaticamente, e tornam mais fácil para que uma mão segure a empunhadura de uma espada e que a espada seja manipulada de modo a ser movimentada com a mão.

As restrições, no Blender, funcionam com Objetos e Ossos. Leia mais sobre a utilização de restrições em arranjos de animação no capítulo sobre as Armações de ossos.

../../_images/rigging_constraints_introduction_tab-object.png

Restrições de objeto.

../../_images/rigging_constraints_introduction_tab-bone.png

Restrições de ossos.

As restrições funcionam em conjunto entre si para formar uma Pilha de restrições.

../../_images/rigging_constraints_interface_stack_example.png

A pilha de restrições é avaliada de cima para baixo.

Dicas

As restrições são uma maneira fantástica de adicionar sofisticação e complexidade aos arranjos de animação.

Seja cuidadoso para não ir com «muita sede ao pote», empilhando restrição sobre restrição até que você perca o senso de como elas interagem entre si.

Inicie de maneira simples. Conheça uma a uma das restrições por dentro e por fora. Por exemplo, a restrição do tipo Copiar posicionamento é uma boa restrição para explorar inicialmente e também um bom exemplo de animação. Separe parte de seu tempo para entender cada um dos fundamentos conceituais existentes na mesma, e as outras restrições farão muito mais sentido.