Menu de blocos de dados

Um conjunto de botões de menu usados para vincular os Blocos de dados entre si. Os blocos de dados são itens como malhas, objetos, materiais, texturas, dentre outros. Caso os blocos de dados estejam vinculados, os dados serão atualizados ao longo de todos os seus usuários quando forem editados.

../../../_images/interface_controls_templates_data-block_data-block.jpg

O menu de blocos de dados com uma entrada de pesquisa.

Tipo

Mostra um ícone indicando o tipo de bloco de dados. Ele abre uma caixa de diálogo logo em seguinte. O bloco de dados pode ser arrastado a partir deste local. Por exemplo, um material pode ser arrastado para um objeto na *Janela de visualização 3D ou diretamente para um campo de Identificador de dados.

Lista
Uma lista de blocos de dados disponíveis dentro do arquivo Blender atual, ou um vínculo a partir do qual selecionar um item. O menu pode mostrar uma previsão ao lado dos itens e uma caixa de pesquisa para a pesquisa dos itens presentes na lista pelo seu nome.
Nome
Mostra o nome interno do bloco de dados vinculado, o qual poderá ser editado como um campo de texto regular. Caso um nome já tenha sido atribuído, o Blender irá adicionar um dígito ao nome (um sufixo) como «.001».
Contagem de usuários
Mostra o número de usuários dos dados. Clique sobre o mesmo para torná-lo uma cópia de usuário único, o qual estará vinculado somente ao objeto ativo ou aos dados do objeto.
Usuário virtual F
Mantém o bloco de dados salvo dentro do arquivo Blender, mesmo que não haja usuários reais dos dados.
Novo(a) / Adicionar +
Cria um novo bloco de dados ou duplica o bloco de dados atual e o aplica.
Abrir arquivo
Abre o Navegador de arquivos.
Desempacotar arquivo
Desempacota o arquivo empacotado no arquivo Blender atual, criando e vinculando-os a arquivos externos.
Desvincular bloco de dados X
Limpa os vínculos. Use Shift-BEM para definir os usuários para zero, permitindo que os dados possam ser completamente apagados a partir do arquivo Blender.

Algumas vezes, haverá uma list dos blocos de dados aplicados (como uma lista de materiais usada no objeto).

Veja também

Os blocos de dados são abordados de maneira mais profunda no capítulo sobre o sistema de dados do Blender.

Previsão

../../../_images/interface_controls_templates_data-block_preview.png

O menu de blocos de dados com sua respectiva previsão.

Dentro da Estante de ferramentas, há uma versão do menu de blocos de dados com uma previsão ampliada.

Identificador de dados

../../../_images/interface_controls_templates_data-block_data-id.png

O identificador de dados.

Um Identificador de dados é um campo de texto com um ícone a esquerda, que abre uma caixa de diálogo cinza. Ele é utilizado para referenciar blocos de dados selecionados pelo seu nome.

Tipo
O ícone a esquerda especifica o tipo de bloco de dados aceito.
Nome
O campo de texto funciona como um campo de pesquisa para combinar com os elementos presentes dentro da lista. Pressione Tab para usar a funcionalidade de completar automaticamente para nomes até um nível que combine com os nomes encontrados. Caso mais do que uma combinação exista, você deverá continuar digitando. Caso você digite um nome inválido, o valor permanecerá inalterado.
Lista
Permite que você selecione o bloco de dados diretamente.
Eyedropper
Em alguns identificadores de dados há um Conta gotas disponível através do ícone de pipeta presente ao lado direito do painel ou caixa de diálogo.
Remover X
Clique no botão X a direita para remover a referência.

Sub-identificadores

../../../_images/interface_controls_templates_data-block_subids.png
Grupos de vértices
Caso o objeto selecionado dentro do campo Nome seja uma malha ou treliça, um campo adicional será mostrado onde um grupo de vértices poderá ser selecionado.
Osso

Caso o objeto selecionado dentro do campo Nome seja uma armação de ossos, um novo campo será mostrado oferecendo a escolha para a especificação de ossos individuais entrando com o seu nome dentro do identificador de dados («data ID») para o Osso.

Meão entre a cabeça e a base

Caso um osso tenha sido definido, um novo campo será mostrado oferecendo a escolha de posicionamento de alvos entre a cabeça e a base de um osso o qual o alvo estará apontando. O deslizador define onde ao longo deste osso o ponto estará através da interpolação a longo do eixo principal do osso em uma linha reta. Um valor de 0 (zero) irá apontar para a cabeça ou raiz de um osso, enquanto um valor de 1 (um) irá apontar para a base ou ponta (algumas vezes chamada de rabeira) de um osso.

Usar o formato do osso-b
Quando o osso é um Ossos maleáveis, clique neste botão para fazer com que o ponto siga a curvatura da Spline-B entre a cabeça e a base do osso maleável (B-Bone, em Inglês).