Escultura adaptativa

Topologia dinâmica

Referência

Mode:Sculpt Mode
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ Dyntopo
Hotkey:Ctrl-D

Dynamic topology (aka dyntopo) is a dynamic tessellation sculpting method, adds and removes details on-the-fly, whereas regular sculpting only affects the shape of a mesh.

Isto torna possível a escultura de formatos complexos a partir de uma malha simples, ao invés de simplesmente adicionar detalhes em uma malha de base modelada.

A topologia dinâmica pode ser alternada através da caixa de marcação dentro do cabeçalho ou através do atalho Ctrl-D. Com a topologia dinâmica ativa, a maioria dos pincéis irão subdividir a malha durante a aplicação dos traços.

Tipos de detalhe

A topologia dinâmica usa três diferentes métodos de detalhes para criar detalhes dinâmicos em um objeto.

Detalhes relativos
Estes método usa um tamanho de detalhes com base no número de pixeis, e em retorno, irá criar topologia neste tamanho. A redução da ampliação mostra mais detalhes em um nível, enquanto a ampliação da visualização mostrará detalhes cada vez mais refinados.
Detalhes constantes
Para manter os detalhes uniformes ao longo do objeto como um todo, o método de Detalhes constantes pode ser usado. Os detalhes são embasados na porcentagem de uma única BU.
Detalhes do pincel
Fornece mais controle sobre a topologia, através deste método você pode criar topologia com base no tamanho do pincel utilizado. Você pode aumentar ou reduzir a topologia simplesmente pela redução do tamanho do pincel em si. O tamanho do detalhe é embasado no tamanho do pincel em si mesmo, onde 100% irá criar topologia do tamanho do anel do pincel em si.
Tamanho dos detalhes, Porcentagem, Resolução Shift-D

Cada tipo de detalhe é definido aqui. Dependendo do tipo de detalhe sendo utilizado, esta propriedade será mostrada tanto como contagem de pixeis (px) ou porcentagem.

Amostra de tamanho de detalhes (ícone de pipeta)
Através da utilização da opção Tamanho de detalhes constante, é possível tomar amostras dos valores dos detalhes de uma determinada área da malha clicando no ícone de conta-gotas, que fica próximo as definições de detalhes e então, clicar na área desejada.
Método de refinamento de detalhes

Durante a utilização da topologia dinâmica, um determinado método será usado para informar como a topologia será manipulada. Definindo esta opção irá determinar quais dos métodos irá ser utilizado durante as alterações na topologia.

Subdividir as arestas
Muito similar a ferramenta de subdivisão, este método irá somente subdividir a topologia para que esta combine com os detalhes fornecidos.
Encolher as arestas
When topology is too dense, and is smaller than the detail given, edges will be collapsed to fit the detail size appropriately.
Subdividir encolhendo
Este método combina ambos os métodos, subdividindo as arestas menores que o tamanho dos detalhes, e encolhendo a topologia conforme necessário.
Sombreamento suavizado
Toggles whether mesh faces are smooth or flat-shaded. In dynamic-topology mode all faces have the same type of shading.
Otimizar
Caso a escultura comece a ficar lenta enquanto a topologia dinâmica está habilitada, utilize o botão Otimizar para recalcular a hierarquia de volume circundante (BVH, em Inglês) para a escultura.
Preenchimento de fluxo dos detalhes
Durante a utilização do método de Detalhes constantes, esta opção se torna disponível, permitindo a você preencher o projeto como um todo com detalhes uniformes, com base no tamanho dos detalhes.
Direção
Determina em qual direção o modelo será simetrizado.
Simetrizar
Usa a orientação da direção para a simetrização. Devido ao fato da topologia dinâmica adicionar detalhes dinamicamente, pode haver ocorrências do modelo se tornar assimétrico, portanto esta é uma ótima ferramenta para solucionar isto.

Multiresolution Modifier

The Multiresolution Modifier is needed to sculpt. The modifier will subdivide the mesh. The more subdivision the more computing will be needed. With the Blender stack non-destructive data, multi-resolution sculpting will help when you have a clean topology base mesh.

When sculpting with multiple resolutions you have the ability to sculpt in different levels of subdivision, this mean you can sculpt some details in subdivision level 1 and add more details in subdivision 2 and go back to subdivision 1 correct some mistakes. While this workflow is often used, the Multiresolution Modifier has some limitations. You may end up with some mesh distortions. As an advice, add as most details as possible before adding more subdivisions. Clay brush, SculptDraw work better with multi-resolution sculpting to sculpt secondary forms.

  • Subir um nível de multirresolução PageUp
  • Descer um nível de multirresolução PageDown
  • Definir o nível de multirresolução Ctrl-0 a Ctrl-5

Veja também

Read more about the Multiresolution Modifier.