Ação

A restrição tipo ação é bastante poderosa. Ela permite que você controle uma Ação usando as transformações obtidas a partir de outro objeto.

The underlying idea of the Action constraint is very similar to the one behind the Drivers, except that the former uses a whole action (i.e. multiple F-curves of the same type), while the latter controls a single F-curve of their «owner»…

Note que mesmo que a restrição aceite os tipos de ação definidas para as Malhas, somente os tipos Objeto, Pose e Restrição são realmente funcionais, devido ao fato de que as restrições somente afetam as propriedades de transformação dos objetos ou ossos, e não os formatos das malhas. Note também que somente as transformações dos objetos (como localização, rotação e escala) são afetados pela ação, e caso a ação tenha quadros-chave ou outras propriedades, elas serão ignoradas, devido ao fato de que as restrições não as afetam.

As an example, let us assume you have defined an Object action (it can be assigned to any object, or even no object at all), and have mapped it on your owner through an Action constraint, so that moving the target in the (0.0 to 2.0) range along its X axis maps the action content on the owner in the (0 to 100) frame range. This will mean that when the target’s X property is 0.0 the owner will be as if in frame 0 of the linked action; with the target’s X property at 1.0 the owner will be as if in frame 50 of the linked action, etc.

Opções

Alvo
O Identificador de dados usado para selecionar o alvo da restrição, e que não é funcional (permanece em vermelho) quando nenhum está definido.
Osso
Quando o alvo é um objeto de armação, utilize este campo para selecionar o osso alvo.
Canal de transformação
Este seletor controla quais propriedades de transformação (localização, rotação ou escala ao longo ou em torno de um de seus eixos) a partir do alvo serão usadas como «controladores de ação».
Espaço do alvo
Esta restrição permite a você escolher em qual espaço serão avaliadas as propriedades de transformação de seu alvo.
Para a ação

Selecione o nome da ação que você quer utilizar.

Aviso

Mesmo que não esteja em estado vermelho (por problemas de atualização da interface de usuário), esta restrição obviamente não é funcional quando este campo não contiver uma ação válida.

Ação do objeto
A opção Ação do objeto serve somente para ossos, e quando habilitada, esta opção fará com que o osso restringido use a parte do «objeto» da ação vinculada, ao invés do «mesmo nome de pose». Isto permite a você aplicar a ação de um objeto a um osso.
Alcance do alvo (Mínimo e Máximo)

Os limites mais baixos e mais altos dos valores das propriedades de transformações controladas.

Aviso

Unfortunately, here again we find the constraint’s limitations:

  • Ao ser utilizada a propriedade de rotação como um «Controlador», os valores são «remapeados de volta» á amplitude entre (-180 a 180 graus).
  • Ao ser utilizada a propriedade de escala como um «controlador», estes valores serão limitados a valores nulos ou positivos.
Campo de ação (Início e Fim)

Os quadros inicial e final da ação a ser mapeada.

Nota

  • Estes valores devem ser estritamente positivos.
  • By default, both values are set to 0, which disables the mapping (i.e. the owner just gets the properties defined at frame 0 of the linked action…).

Notas

  • When the linked action affects some location properties, the owner’s existing location is added to the result of evaluating this constraint (exactly as when the Offset button of the Copy Location constraint is enabled…).
  • Quando a ação vinculada afetar algumas propriedades de escalonamento, a escala existente do proprietário será multiplicada com o resultado da avaliação desta restrição.
  • Quando a ação vinculada afetar algumas propriedades de rotação, a rotação existente do proprietário será desprezada ao resultado da avaliação desta restrição.
  • Diferentemente do usual, você pode ter um valor de Início mais alto que o valor de Fim, ou um valor de alcance do alvo Mínimo maior do que o definido para valor Máximo: isto irá reverter o mapeamento da ação (ou seja, ela será «reproduzida» de maneira inversa), a menos que você tenha os dois conjuntos invertidos, obviamente.
  • Ao utilizar uma ação como Restrição, serão os nomes dos canais da restrição que serão utilizados para determinar a quais restrições do proprietário aplicam-se a ação. Por exemplo, caso você tenha um canal de restrição nomeado «rastrear_para_vazio_1», suas inserções de chaves de Influência e ou «Meão entre a cabeça e a base* para suprir valores (os únicos que você poderá inserir chaves) serão mapeados para aqueles nos quais o proprietário da restrição usa os mesmos nomes, como «rastrear_para_vazio_1».
  • Similarmente, quando for utilizada uma ação para Pose (o que é obviamente significante e funcional somente ao restringir ossos.), será o nome do osso que será utilizado para determinar quais nomes dos canais de ossos a partir da ação serão utilizados (por exemplo, se o osso restringido é nomeado por exemplo «braço», ele somente irá utilizar o canal da ação nomeado «braço»…). Infelizmente, a utilização de uma ação de Pose em um objeto de armação como um todo (para afetar todos os ossos com chaveamento na ação em um único passo) não funciona…
  • Note also that you can use the pose library feature to create/edit a Pose action data-block… just remember that in this situation, there is one pose per frame!