Projeções

Referência

Mode:All modes
Menu:View ‣ View Perspective/Orthographic
Hotkey:Numpad5

Estes operadores alteram a projeção da câmera da porta de visão. Cada um dos editores do tipo Janela de visualização 3D suporta dois diferentes tipos de projeção. Eles estão demonstrados nas imagens abaixo.

../../../_images/editors_3dview_navigate_projections_view-orthographic.png

Projeção ortográfica.

../../../_images/editors_3dview_navigate_projections_view-perspective.png

Projeção em perspectiva.

Nossos olhos são acostumados a visualização em perspectiva pois os objetos que estão mais distantes aparentam ser menores, gradativamente. A projeção ortográfica muitas vezes pode parecer estranha inicialmente, pois os objetos irão ter o mesmo tamanho independentemente de sua distância. É como visualizar uma cena a partir de um ponto infinitamente distante. Independentemente disso, a visualização em projeção ortográfica é bastante útil (é a projeção padrão no Blender e na maior parte das outras aplicações 3D), pois ele fornece uma visão geral usando uma abordagem mais «técnica» sobre a cena, tornando mais fácil desenhar e ter noção das proporções.

Opções

Para alterar a projeção para um editor Janela de visualização 3D, escolha a entrada de menu com a opção Visualizar ‣ Projeção - Perspectiva ou ortográfica (os modos são alternados). O atalho Tecl. Num. 5 também alterna entre ambos os modos. A alteração da projeção para um editor Janela de visualização 3D não afeta a maneira a qual a cena será renderizada. A renderização é feita na projeção em perspectiva por padrão. Caso você necessite da criação de uma renderização em projeção ortográfica, selecione a câmera, vá até a aba de contexto de Dados do objeto (com a câmera selecionada) no editor Janela de propriedades e pressione o botão Ortográfica no painel Lentes.