Alinhamento

Estas opções permitem que você alinhe e oriente a visualização.

Eixos

O Blender utiliza um sistema de coordenadas cartesianas de ângulos referenciais corretos (também chamado de «sistema cartesiano de pé direito» em algumas universidades) com o eixo Z apontando para cima. Nesse sistema, observando-o frontalmente, as direções Esquerda e Direita correspondem a observação da linha do eixo X, as direções para Frente e para Trás, estão ao longo do eixo Y, e as direções para Cima e para Baixo, estão posicionadas ao longo do eixo Z.

Você pode selecionar a direção de visualização para a Janela de visualização 3D através das entradas do menu Visualizar, ou pressionando os atalhos relacionados. Você pode selecionar as direções opostas caso mantenha pressionada a tecla Ctrl quando estiver utilizando os mesmos atalhos relacionados do teclado numérico.

Estes operadores alteram a visualização para estar alinhada com os eixos globais especificados. O alinhamento da visualização é chamado de vista, e o Blender fornece algumas vistas predefinidas:

  • Topo Tecl. Num. 7
  • Base Ctrl-Tecl. Num. 7
  • Frente Tecl. Num. 1
  • Trás Ctrl-Tecl. Num. 1
  • Direita Tecl. Num. 3
  • Esquerda Ctrl-Tecl. Num. 3

Alinhar visualização (menu)

Alinhar vista para o ativo

As opções neste sub-menu permitem alinhar a sua visualização com os eixos locais especificados do objeto ativo selecionado, ossos, ou, no caso de estar no Modo de edição, com as normais da face selecionada.

mantenha pressionada a tecla Shift enquanto utiliza o teclado numérico para definir o eixo de visualização.

Centralizar cursor e visualizar tudo Shift-C
Move o cursor de volta a origem e amplia ou reduz a visualização de maneira que você possa ver todas as coisas presentes em sua cena.
Alinhar câmera ativa para a visualização Ctrl-Alt-Tecl. Num. 0
Fornece a sua câmera ativa o ponto de visão atual mostrado na porta de visão.
Alinhar câmera ativa aos selecionados
Aponta a câmera ativa na direção do objeto selecionado, com base na direção do ponto de visão atual.
Visualizar selecionados Tecl. Num. Ponto
Foca a visão nos objetos atualmente selecionados pela centralização dos mesmos na porta de visão, e sua ampliação ou redução de visualização até que caibam na tela.
Centralizar a visão no cursor Alt-Home
Centers view to 3D cursor.
Travar visualização no ativo Shift-Tecl. Num. Ponto
Centraliza a visualização para o último objeto ativo selecionado, desprezando quaisquer outras definições de alinhamento de visualização.
Limpar as travas de visualização Alt-Tecl. Num. Ponto
Retorna o alinhamento de visualização para as definições de alinhamento de vista antes da utilização da opção Travar visualização no ativo.