Regiões

Um editor é subdividido em regiões.

Região principal

Ao menos uma região estará sempre visível. Ela é chamada de região principal e é a parte mais proeminente do editor.

Cada editor tem uma finalidade específica, portanto a região principal e a disponibilidade de regiões adicionais são diferente entre os editores. Veja a documentação específica sobre cada um dos editores no capítulo sobre os editores.

Estante de ferramentas

A Estante de ferramentas que por padrão fica no lado esquerdo contém as definições de ferramentas. O atalho T alterna a visibilidade da região da Estante de ferramentas.

Painéis de operadores

Os painéis de operadores fazem uso de uma região específica que é parte da estante de ferramentas e que apresenta apenas um painel. Dentro da janela de visualização 3D, ela mostra as propriedades do último operador executado e no Navegador de arquivos, mostra as opções de importação e exportação.

Painéis de propriedades

A região de propriedades, referenciada como Painéis de propriedades por padrão fica ao lado direito. Ela contém os Painéis contendo definições para os objetos presentes no editor e para o editor em si mesmo. O atalho N alterna a visibilidade dos painéis de propriedades.

Organização

Rolagem

Uma região pode ser rolada horizontalmente e / ou verticalmente pelo arrasto com o BMM. Caso a região não possua algum nível de ampliação, ela poderá ser rolada através da Roda do mouse, quando estiver dentro do foco do mesmo.

Alterando o tamanho e ocultando

O redimensionamento de regiões funciona da mesma maneira que as Áreas quando suas bordas são arrastadas.

Para ocultar uma região, escalone-a até que não haja espaço. Uma região oculta mantém um pequeno sinal de soma para reabertura (veja a imagem). Caso você clique com o BEM neste sinal, a região irá reaparecer.

A Estante de ferramentas e a região dos Painéis de propriedades possuem atalhos atribuídos para que possam ser alternadas entre estar ocultas ou aparentes.

Ocultando e mostrando o cabeçalho.
../../_images/interface_window-system_regions_headers-hide.png
../../_images/interface_window-system_regions_headers-show.png

Posição

Para inverter o lado em que as regiões estão situadas ao seu lado oposto, pressione F5 enquanto a região estiver sob o ponteiro do mouse.

O cabeçalho também pode ser invertido da base ao topo e vice-versa clicando-se com o BDM e selecionando o item apropriado a partir do menu na caixa de diálogo. Caso o cabeçalho esteja no topo. o item de texto será mostrado como «Alternar para a base», e caso o cabeçalho esteja na base, o item de texto será mostrado como «Alternar para o topo».