Propriedades

Referência

Mode:Object or Edit Modes
Panel:Properties editor ‣ Metaball

Todos os objetos de esfera-meta em uma cena interagem entre si. As definições dentro da seção Esfera-meta se aplicam a todos os objetos meta. No Modo de edição, o painel Elemento ativo aparece para a edição individual dos elementos meta.

../../_images/modeling_metas_properties_metaball-panel.png

Propriedades globais das esferas-meta.

../../_images/modeling_metas_properties_active-element-panel.png

Propriedades individuais das esferas-meta.

Resolução

A seção Resolução permite controlar a resolução da malha resultante como gerada pelo objeto de esfera-meta.

Visualizar
A resolução da malha gerada na Janela de visualização 3D. O intervalo está dentro da amplitude (0.05 a 1.0), que significa da mais refinada a mais esparsa.
Renderizar
A resolução renderizada da malha gerada. O intervalo está dentro da amplitude (0.05 a 1.0), que significa da mais refinada a mais esparsa.

Uma maneira de ver a estrutura matemática subjacente é baixar o nível de Resolução, aumentar o Ajuste e definir a Rigidez (veja abaixo) uma fração acima do Ajuste. Na imagem Underlying structure. há uma esfera-meta do tipo Cubo com as definições mencionadas acima aplicadas como segue: Resolução de 0.410, Ajuste de 5.0 e Rigidez uma fração acima, usando o valor 5.01.

../../_images/modeling_metas_properties_underlying-structure.png

Underlying structure.

../../_images/modeling_metas_properties_underlying-structure-shape.png

Meta cube shape.

Você pode ver claramente a estrutura cúbica subjacente que fornece a esfera-meta do tipo «Cubo» o seu formato.

Ajuste (Influência)

O Ajuste define quanto a superfície de um objeto meta (muitas vezes chamado de esfera meta) causa «influencia» em outros objetos de mesmo tipo. Ele controla o nível de campo no qual a superfície é computada. As definições são globais para um grupo de objetos Meta. Conforme o ajuste é aumentado, a influência que os objetos meta têm entre si aumenta.

Existem dois tipos de influência: positiva ou negativa. O tipo pode ser alterado no painel Elemento ativo enquanto o objeto está em Modo de edição, usando o botão Negativo. Você pode pensar no positivo como uma forma de atração e no negativo como uma repulsão das malhas. Um objeto meta negativo irá atrair ou repelir as malhas dos objetos Meta positivos.

../../_images/modeling_metas_editing_family.png

Positive influence of three meta balls.

A positive influence is defined as an attraction, meaning the meshes will stretch towards each other as the rings of influence intersect. Fig. Positive influence of three meta balls. shows three meta balls” rings of influence intersecting with a positive influence.

Note como as malhas foram puxadas em direção uma á outra. A área circulada em branco mostra os anéis de influência na cor verde se interseccionando.

Atualização

Durante as transformações dos objetos meta (como agarrar, mover, escalonar, etc.), você tem quatro «modos» de visualização, localizados no grupo de botões da seção Atualizar no painel Esfera-meta:

Sempre
Desenha totalmente os objetos meta durante as transformações.
Metade
Durante as transformações, desenha os objetos meta com metade de sua resolução de Tamanho de aramado.
Rápida
Não mostra as malhas das esferas meta durante as transformações.
Nunca
Nunca mostra as malhas dos objetos meta (esta não é uma opção recomendada, pois os objetos meta somente serão visíveis durante as renderizações !).

Isto deve ajudar você caso tenha dificuldades (os objetos meta são computacionalmente intensivos…), mas quando são usados computadores modernos, isto não deve ocorrer, a menos que você esteja utilizando muitos objetos de esferas-meta, ou resoluções muito altas…