Esqueleto

Referência

Mode:All Modes
Panel:Armature ‣ Skeleton
../../../_images/rigging_armatures_properties_skeleton_panel.png

O painel Esqueleto.

Neste painel você pode organizar conjuntos de ossos em diferentes camadas para uma fácil manipulação.

Posição

Um botão tipo rádio para alternar entre as posições de Pose e Descanso.

Quando no Modo de edição, você sempre verá a sua armação em sua posição de descanso, no Modo de objeto e no Modo de pose, você a verá por padrão em sua Posição de pose (ou seja, como ela está neste momento em particular, transformada pelo Modo de pose). Caso você queira vê-la na posição de descanso em todos os modos, habilite o botão Posição de descanso na aba do contexto de Armação (No editor Janela de propriedades, estando no Modo de edição).

Camadas de armação

Cada uma das armações possui 32 «Camadas de armação», que permitem a você organizar a sua armação de ossos através do «reagrupamento» de conjuntos de ossos em camadas. Isto funciona de maneira similar as camadas de renderização (aquelas que contém seus objetos). Você então poderá «mover» um osso para uma determinada camada, ocultar ou mostrar uma ou mais camadas, etc.

Mostrando ou ocultando camadas de ossos

Somente os ossos nas camadas ativas serão visíveis e / ou editáveis, mas eles sempre serão efetivos (ou seja, movem os objetos ou deformam a geometria), caso estejam na camada ativa ou não. Para alternar entre habilitar ou não uma camada, você tem diversas opções, dependendo de qual dos modos você está operando:

  • Em todos os modos, use a linha de pequenos botões no topo do grupo de Opções de exibição, no painel Armação. Caso queira habilitar ou desabilitar diversas camadas de uma única vez, como usual, mantenha pressionada a tecla Shift durante os cliques…
  • No Modo de edição e no Modo de pose, você também pode fazer isto a partir da Janela de visualização 3D, tanto pela utilização do menu Armação ‣ Alternar camadas de armação ou Pose ‣ Alternar camadas de armação, ou através do atalho the Shift-M, para mostrar uma pequena caixa de diálogo com um menu contendo os mesmos botões descritos acima (aqui, novamente, você poderá clicar com o Shift-BEM para (de)selecionar diversas camadas de uma única vez).

Camadas protegidas

Você pode bloquear uma determinada camada de ossos para todas as aproximações de sua armação de ossos, ou seja, todos os ossos presentes nesta camada não irão ser editáveis. Para fazer isto, no painel Esqueleto, clique com o Ctrl-BEM no botão relevante, e o bloqueio da camada será habilitado.

As camadas protegidas em instâncias das aproximações são restauradas para as definições originais presentes no arquivo durante operações de recarregamento e desfazer.