Limitar escala

Um objeto ou osso pode ser escalonado ao longo dos eixos X, Y e Z. Esta restrição limita a quantidade de escalonamentos permitidos ao longo de cada eixo, através de limites superiores e inferiores.

Importante

Esta restrição não tolera valores de escalonamento negativos (aquelas que você poderia utilizar para espelhar um objeto…): quando você o adiciona a um objeto ou osso, mesmo que nenhuma limitação de eixos esteja habilitada, nem para o botão Para as transformações, e tão cedo você escalone o seu objeto, todos os valores de escalonamento negativos serão instantaneamente invertidos para valores positivos… E as definições das limitações poderão somente receber valores estritamente positivos.

É interessante notar que mesmo que a restrição afete os limites de escalonamento visual e renderizada de seu proprietário, o bloco de dados do proprietário ainda permitirá (por padrão) que o objeto ou osso tenha ou receba valores de escalonamento fora das amplitudes máxima e mínima definidas (contanto que permaneçam positivas !). Isto podem ser visto em seus painéis de propriedades de Transformação. Quando um proprietário é escalonado e há uma tentativa de movimentação dos valores para fora dos limites previamente estabelecidos como os limiares de escalonamento, ele será restringido para estas margens visualmente e quando renderizado, mas, internamente, as suas coordenadas ainda assim poderão ser alteradas além desses limites de escala. Caso as restrições sejam removidas, o seu ex-proprietário parecerá «saltar» para o seu escalonamento especificado internamente.

Similarmente, caso seu proprietário possua um escalonamento interno que esteja além desses limites, o escalonamento de volta a área dentro do limite parecerá não ser efetivo até que os valores de escalonamento internos estejam de volta dentro dos ajustes limite (a menos que você tenha habilitado a opção Para as transformações, ou que seu proprietário possua alguns valores de escalonamento negativos, veja abaixo).

A definição de valores iguais como amplitudes para Mínimo e Máximo para um eixo, travará efetivamente o escalonamento do proprietário ao longo deste eixo específico. Ainda que isso seja possível, a utilização das Propriedades de transformação para o travamento do escalonamento é bem mais simples e provavelmente, bem mais fácil.

Opções

../../../_images/rigging_constraints_transform_limit-scale_panel.png

O painel da restrição tipo Limitar escalonamento.

Valores máximos e mínimos em X, Y e Z

Estes botões habilitam os limites de valores mais baixos e mais altos para o escalonamento a partir do centro do proprietário ao longo de cada um dos eixos, sendo respectivamente os eixos X, Y e Z do espaço Escolhido. Os campos numéricos Mínimo e Máximo a sua direita, controlam os valores de suas margens de limitação mais baixas e mais altas, respectivamente.

Nota

Caso um valor mínimo seja mais alto do que o seu correspondente máximo, a restrição se comportará como se o único valor definido fosse o valor Máximo.

Para as transformações
Nós vimos que por padrão, mesmo que visualmente restringido, com exceção a valores negativos, o proprietário ainda pode ter um escalonamento fora dos limites definidos (como mostrados nos painéis de Transformações). Quando você habilita este botão, isto não será mais possível, pois as propriedades de transformação de seu proprietário também serão limitadas pela restrição. Note contudo que, caso a restrição não modifique diretamente os valores de escalonamento, você terá que escalonar o seu proprietário de uma maneira ou outra para que isto tenha efeito.
Converter
Esta restrição permite que você escolha em qual espaço avaliar as propriedades de transformação de seus proprietários.