Propriedades

../../_images/modeling_surfaces_properties_nurbs.png

Propriedades das superfícies

Os painéis presentes na aba de contexto Curva e superfície são os mesmos disponíveis para as curvas, apenas com menos opções…

Formato

../../_images/modeling_surfaces_properties_resolution-panel.png

O painel Formato.

Você pode ajustar a resolução separadamente tanto para a previsão quanto para a renderização. Para não tornar as coisas muito lentas na porta de visão, mas ainda assim, obter bons resultados.

Previsão
U, V
Renderização
U, V

Spline ativa

Superfícies abertas e fechadas

Bem como ocorre com as curvas, as superfícies podem ser fechadas (marcadas como «Cíclicos(as)» ou abertas, independentemente e em ambas as direções, permitindo que você crie facilmente um tubo, um objeto parecido com uma rosca de pão ou um formato esférico, e eles podem ser desenhados como «sólidos» no Modo de edição. Isto torna o trabalho com as superfícies bastante fácil.

Bézier, Endpoint

Bem como ocorre com as curvas NURBS, as superfícies NURBS possuem dois nós de vetor, um para cada um dos eixos U e V. Aqui novamente, elas podem ser do tipo Cíclicos(as), Terminação, ou Bézier, com as mesmas propriedades que estão disponíveis para as curvas. E, bem como com as curvas, somente superfícies abertas (na direção relevante) são afetadas por estas definições…

../../_images/modeling_surfaces_properties_endpoint.png

Terminação U.

Na imagem Terminação U. a interpolação presente no eixo de interpolação U está rotulada como «U» e a interpolação presente no eixo V marcada como «V». O eixo de interpolação U está definido como Terminação e como tal a superfície agora se estende para as arestas mais externas a partir de E1 para E2 ao longo do eixo de interpolação U.

Para fazer com que a superfície se estenda para todas as arestas, você deverá definir o eixo V também como Terminação.

Ordem

Uma vez mais, esta propriedade é a mesma presente bem com com as Cuvas NURBS; ela especifica quanto dos pontos de controle são levados em consideração para os cálculos das curvas do formato da superfície. Para a ordem 1, a superfície é puxada para longe dos pontos de controle, criando uma superfície suavizada por assumir que fator de Resolução é alto o suficiente. Para as ordens mais baixas como 2, a superfície segue os pontos de controle, criando uma superfície que tende a seguir a grade que forma a jaula.

../../_images/modeling_surfaces_properties_order.png

Superfícies de ordem 2 e ordem 4.

Para finalidades ilustrativas, em ambas as situações apresentadas na imagem Superfícies de ordem 2 e ordem 4., os vetores de nós foram definidos como Terminações, fazendo com que a superfície se estenda para as margens de todas as arestas.

Você pode definir de maneira independente a ordem de cada um dos eixos de interpolação, e bem como ocorre com as curvas, as definições não poderão ser menores que 2, e maiores que 6 para o número de pontos de controle no eixo relevante.

Resolução

Bem como ocorre com as curvas NURBS, a Resolução controla os detalhes da superfície. Quanto mais alta a Resolução, mais detalhada e suavizada a superfície será. Quanto mais baixa for a Resolução mais rústica será a superfície. Contudo, aqui você tem duas definições de resolução, uma cada um dos eixos de interpolação (U e V). Note que diferentemente das curvas, aqui você tem somente uma resolução (Os campos U e V para Resolução no painel Ferramentas para curvas)…

../../_images/modeling_surfaces_properties_resolution-1x1-wire.png
../../_images/modeling_surfaces_properties_resolution-3x3-wire.png
../../_images/modeling_surfaces_properties_resolution-1x1.png

Resolução 1×1.

../../_images/modeling_surfaces_properties_resolution-3x3.png

Resolução 3×3.

A imagem Resolução 1×1. é um exemplo de uma resolução de superfície de 1 para ambos U e V. A imagem da superfície Resolução 3×3. é um exemplo da resolução 3 para ambos U e V.

Suavizar

Use Smooth Shading.