Ferramentas adicionais de edição

Ordenar elementos da malha

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Mesh ‣ Sort Elements…

Esta ferramenta (também disponível nos menus de Especiais para Vértices, Arestas e Malhas) permitem que você reorganize os elementos de malha que combinam, seguindo diversos métodos. Note que quando esta ferramenta é chamada através do menu Especiais, os tipos de elementos afetados são os mesmos que os modos ativos.

Mostrar o eixo Z
Ordena ao longo do eixo de visualização Z ativo, a partir do mais distante ao mais próximo por padrão (Utilize a opção Reverso caso deseje que o ordenamento seja feito de outra maneira).
Mostrar o eixo X
Ordena ao longo do eixo de visualização X ativo, a partir da esquerda para a direita (novamente aqui, a opção Reverso também está disponível).
Distância do cursor
Ordena a partir do mais próximo ao mais longínquo contando a partir da posição do cursor 3D (Reverso também está disponível).
Material
Ordena as faces, e somente as faces, a partir daquelas que possuem o índice de material mais baixo para aquelas que possuem o índice de material mais alto. A ordem das faces dentro de cada um destes «grupos de materiais» permanece inalterada. Note que a opção Reverso somente reverte a ordem de contagem dos materiais, e não a ordem das faces dentro dos mesmos.
Selecionados
Move todos os elementos selecionados para o início (ou final, caso a opção Reverso esteja habilitada), sem afetar as suas ordens relativas. Aviso: Esta opção também irá afetar os índices dos elementos não selecionados !
Aleatorizar
Aleatoriza os índices dos elementos selecionados (sem afetar aqueles dos elementos não selecionados). A opção Semente permite que você obtenha uma outra aleatorização – a mesma semente sobre a mesma malha ou conjunto de elementos selecionados sempre irá fornecer o mesmo resultado !
Reverso
Simplesmente reverte a ordem dos elementos selecionados.

Dica

Enabling the Display Indices Option

Type bpy.app.debug = True into the Python Console and a checkbox will appear in the Properties region under Mesh Display ‣ Edge Info ‣ Indices.

Separar

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Mesh ‣ Vertices ‣ Separate
Hotkey:P

Em algum ponto dos trabalhos, pode ser que haja um período em que você necessite a realização de corte de partes criadas a partir de uma malha para que sejam trabalhadas em separado.

Para separar um objeto, os vértices (ou faces) devem ser selecionadas e então separadas, ainda que hajam diversas maneiras de se realizar esta tarefa.

../../../_images/modeling_meshes_editing_misc_separate-example.png

O mascote Suzanne dissecada de maneira profunda.

Selecionados
Esta opção separa a seleção em um novo objeto.
Através das partes soltas
Separa a malha a partir de suas partes não conectadas.
Através do material
Cria objetos de malha separados por cada um dos materiais.

Veja também

Juntando objetos.