Subdivisão Adaptativa

Referência

Painel:Modificador ‣ Subdivisão de Superfícies

Nota

Implementação não finalizada ainda, marcada como Conjunto de Funcionalidade Experimental.

Quando usando o Conjunto de Funcionalidade Experimental o :doc:`Modificador Subdivisão de Superfície </modeling/modifiers/generate/subsurf>`é alterado para controlar a subdivisão da malha na hora da renderização. Para isso, todas as outras configurações são as mesmas exceto as opções de Visualizar e Renderizar. Essas configurações são removidas/renomeadas e as seguintes configurações são adicionadas:

../../../../_images/render_cycles_settings_objects_adaptive-subsurf_modifier.png

Modificador Subdivisão de superfícies.

Previsão

Níveis
Os níveis de subdivisão para ver na Janela de Visualização 3D, funciona da mesma forma que a opção Visualizar no Modificador Subdivisão original.

Renderizar

Adaptativo

Ative Usa subdivisão aberta para gerar diferentes níveis de subdivisão para objetos próximos e distantes automaticamente. Isso permite objetos mais próximos obter mais subdivisões e objetos distantes menos.

Taxa de compartimentalização

Quando usando Adaptativo a propriedade Níveis muda para Taxa de compartimentalização. Essa propriedade é usada para multiplicar a taxa de compartimentalização da cena.

../../../../_images/render_cycles_settings_objects_adaptive-subsurf_displacement-dicing.png

Subdivisão Desligada/Ligada, Taxa de compartimentalização: 1.0 - 0.3 -0.5 (macacos parecem idênticos na porta de visão, sem modificadores).

Níveis
Os níveis de subdivisão para ver na renderização final, funciona da mesma maneira que a opção Renderizar no Modificador Subdivisão original.

Limitações conhecidas

  • Faltando suporte para subdivisão de UV.
  • Vincos não coincidem com os vincos do Blender atualmente.
  • Dados de objeto multi-usuário tornam-se usuário único atualmente, levando ao aumento de uso da memória. Nesses casos é melhor utilizar subdivisão não-adaptativa ainda.
  • Renderizações de vistas múltiplas podem ter algumas inconsistências entre as vistas.

Aviso

Instâncias de Partículas, instâncias de Grupos, Dupliverts e Dupligrupos não são tesselados individualmente. Ao invés disso, o objeto original é tesselado e então duplicado para todas instâncias. Para tomar vantagem tanto da subdivisão adaptativa e instanciamento você deve colocar o objeto original na posição da instância que está mais próximo da câmera.