Redução de ruídos

Referência

Painel::Camadas de renderização ‣ Remoção de ruídos

Redução de ruídos filtra a imagem resultante usando informações (conhecidas como passes de funcionalidades) obtidas durante a renderização para se livrar do ruído, enquanto preserva os detalhes visuais na medida do possível.

Para usar a opção, habilite ela na aba de camadas de renderização do editor de Propriedades. Na renderização, ela irá remover o ruído ladrilho por ladrilho assim que todos os ladrilhos terminarem de renderizar. A configuração padrão se adequa a uma ampla gama de cenas, mas o usuário pode ajustar configurações individuais para controlar o balanço entre uma imagem sem ruído, detalhes e tempo de cálculo.

Veja também

Veja outras maneiras de reduzir ruído na página geral Otimização de Ruído.

Opções

../../../../../_images/render_cycles_settings_scene_render-layers_denoising_panel.png

Painel Redução de ruídos.

Raio
Tamanho da área da imagem que é usada para remover o ruído de um pixel. Valores maiores são mais suaves, mas podem perder detalhe e são mais lentos.
Força
Controla como diferentes áreas ao redor de um pixel vizinho parecem comparados ao pixel central antes de não ser mais usado para remover ruído. Valores menores preservam mais detalhes, mas não são suaves.
Força das funcionalidades
Controla a remoção de ruído e características redundantes da imagem passam antes da remoção de ruído de fato. Isso é necessário em alguns caso como DoF (profundidade de campo) ou Desfoque de Movimento para evitar manchas no resultado, mas pode causar perda de detalhes de textura/geométricos. Valores mais baixos preservam mais detalhes, mas não são suaves.
Filtro relativo
Ao remover características que não carregam informação, decide quais manter baseado no total de informações contido nas características. Isso pode ajudar a reduzir artefatos, mas pode causar perda de detalhe ao redor de arestas.
Passos
Você pode decidir a escolher seletivamente qual Passo de Renderização você quer remover ruído.

Notas e Questões

A redução de ruídos irá mudar no futuro e algumas funcionalidades não estão implementadas ainda. Se a redução de ruído falhar para produzir bons resultados, mais amostras ou truncamento frequentemente irão resolver a questão.

  • Definir o raio muito grande não é recomendado geralmente. Isso aumenta muito o tempo para redução de ruídos, enquanto o resultado pode ser mais suave, não é mais preciso já que não há mais informações saindo da renderização. Um raio além de ~15, o tempo adicional de renderização é provavelmente melhor gasto em aumentar a quantidade de amostras.
  • Redução não pode ser usado para Gerar e gravar (bake) ainda.
  • Redução de ruído pode ser usado para animação, entretanto ainda requere grande contagem de amostras para bons resultados. Com baixa contagem de amostras (borrado) o ruído pode ser visível na animação, mesmo se não é imediatamente aparente nas imagens paradas.
  • Quando usando renderização GPU, o processo de redução de ruídos usa uma quantidade significativa de vRAM. Se a GPU fica sem memória mas renderiza bem sem a redução de ruído, tente reduzir o tamanho do ladrilho.

Exemplos

Abaixo um exemplo por The Pixelary.

../../../../../_images/render_cycles_settings_scene_render-layers_denoising_example1.jpg

Exemplo de renderização antes da redução de ruídos.

../../../../../_images/render_cycles_settings_scene_render-layers_denoising_example2.jpg

Exemplo de renderização após a redução de ruídos.