Nó Gradiente de cores

../../../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_node.png

Nó Gradiente de cores.

O nó Gradiente de cores é usado para mapear valores para cores com o uso de um gradiente.

Entradas

Fator
O Fator de entrada é usado como um índice para o gradiente de cor.

Propriedades

Gradiente de cores
Para controles veja Gradiente de cores.

Saídas

Imagem
Saída imagem padrão
Alfa
Saída alfa padrão

Exemplos

Criando uma Máscara Alfa

Uma funcionalidade poderosa mas às vezes esquecida do Gradiente de cores é para criar uma Máscara Alfa, ou uma máscara que é sobreposta em cima de outra imagem, e, como uma máscara, permite um pouco do fundo aparecer. O mapa de exemplo abaixo mostra como usar o Gradiente de cores para fazer isso:

../../../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_create-alpha-mask.png

Usando o nó Gradiente de cores para criar uma máscara alfa.

No mapa acima, a imagem do redemoinho preto e branco que não possui um canal alfa, alimenta o Gradiente de cores como Fator. (Tecnicamente, nós deveríamos converter a imagem para valor usando um nó Cores para preto e braco, mas hey, isso funciona bem já que estamos usando uma imagem preto e branco como entrada.

Nós definimos o nó Gradiente de cores para uma cor completamente transparente na esquerda do espectro, e completamente vermelho na direita. Como visto na visualização, o nó Gradiente de cores gera uma máscara completamente transparente onde a imagem é preta. Preto é zero, então o Gradiente de cores usa a cor à esquerda, que definimos transparente. O a imagem do Gradiente de cores é totalmente vermelha e opaca onde a imagem é branca (1.00).

Nós verificamos que a imagem máscara de saída é de fato transparente sobrepondo ela em cima de outra imagem.

Colorindo uma imagem

O real poder do Gradiente de cores é que múltiplas cores podem ser adicionadas ao espectro de cores. Esse exemplo de mapa de composição pega uma imagem preto e branco entediante e faz um redemoinho de chamas.

../../../../../_images/compositing_types_converter_color-ramp_colorizing-image.png

Nesse exemplo, nós mapeamos os tons de cinza na imagem de entrada para três cores, azul, amarelo e vermelho, todos completamente opacos (Alfa é 1.00). Onde a imagem é preta, o Gradiente de cores substitui azul, a cor atual selecionada. Onde é algum ton de cinza, o Gradiente de cores escolhe a cor correspondente do espectro (azulado, amarelo, até avermelhado). Onde a imagem é branca o Gradiente de cores escolhe vermelho.