Introdução#

O Rigify ajuda a automatizar a criação de rigs (manipuladores) de caracteres. É baseado em torno de uma abordagem de blocos de construção, onde você constrói rigs completos a partir de rigs menores (por exemplo, braços, pernas, espinhais, dedos…). Os tipos de rig são atualmente alguns em números, mas à medida que mais tipos rigs são adicionadas ao Rigify, ele deve tornar-se cada vez mais capaz de manipular uma grande variedade de personagens e criaturas.

O Rigify também opera com base no princípio de que uma vez criado um rig, esse rig não deve mais precisar do Rigify. Isto significa que você pode sempre distribuir os rigs criados com o Rigify para pessoas que não o têm e mesmo assim os rigs continuarão a funcionar.

É importante notar que a Rigify apenas automatiza a criação dos controles de rigs e bones. Ele não prende o rig a um mesh (malha), então você ainda tem que fazer o skinning, etc. você mesmo.

Principal funcionalidade#

Rigging modular

Rigify build blocks can be mixed together to rig any character you want. If you need to build a character with five arms and one leg, Rigify can handle it for you creating all the required complex controls system (FK, IK, and all the relative snapping tools and the UI) in few seconds.

Nondisruptive re-rig

Se o rig gerado não se ajustar a todos os recursos que você precisa ou, por exemplo, você decidir adicionar algo mais ao seu personagem (como um sexto braço ou uma cauda), você pode regenerar seu rig sem perder seus recursos gerados anteriormente e seus dados de animação.

Conjunto de recursos avançados e flexíveis para animação de personagens

As amostras de rig incluídas (membros, espinhas, caudas, dedos, caras…) acrescenta a todos os stretchy FK/IK uma camada secundária de deformação direta que lhe permite flexionar, dobrar e deformar o personagem como quiser através dos controlos interativos Bendy Bones.

Animação compartilhável através de todos os Rigify rigs

Como o sistema de controle é gerado pelo Rigify, se você compartilhar um meta-rig através de caracteres diferentes, você será capaz de compartilhar dados entre eles, mesmo que eles tenham proporções diferentes.

Conjunto de recursos extensível

You can save and encode your meta-rigs to a button to have them available at any time without recreating it by hand or share your meta-rigs with other people. Through Python scripting you can also extend Rigify with new Rigify-types or new rig samples by implementing your own feature set package.

Pronto pra seguir

Assim que você gerar seu rig, você não precisará de Rigify ou qualquer outro add-on para usá-lo.

Ativação#

  • Abra o Blender e vá em Preferences e depois para a guia Add-ons.

  • Clique em Rigging e depois em Rigify para ativar o script.