Introdução#

As cenas são uma maneira de organizar seu trabalho. Cada arquivo Blender pode conter múltiplas cenas, que compartilham outros dados como objetos e materiais.

O gerenciamento de cenas e as anexações ou vinculações a bibliotecas são feitas com base no Sistema de dados e bibliotecas do Blender, portanto, é uma boa ideia ler esta página do manual primeiramente, caso você não seja familiar com os princípios deste sistema.

Controles#

Reference

Menu:

Topbar ‣ Scene

Você pode selecionar e criar cenas com o menu Scene localizado no cabeçalho do editor Topbar.

../../_images/scene-layout_scene_introduction_menu.png

O menu desdobrável Cena.#

Cenas

Uma lista de cenas disponíveis.

Adicionar
New

Cria uma cena vazia com valores padrão.

Copy Settings

Cria uma cena vazia, mas também copia as definições a partir da cena ativa na nova cena.

Linked Copy

Esta opção cria uma nova cena com as mesmas configurações e conteúdos que a cena ativa. Entretanto, ao invés de copiar os objetos, a nova cena contém links para as coleções da cena antiga. Portanto, alterações nos objetos da nova cena resultarão nas mesmas alterações da cena original, pois os objetos utilizados são literalmente os mesmos. O inverso também é verdade.

Full Copy

Usando esta opção, nada é compartilhado. Esta opção cria uma cena totalmente independente com cópias do conteúdo da cena ativa. Cada objeto na cena original é duplicado, e uma cópia duplicada e privada de seus dados-objeto é feita também.

Nota

Para escolher entre estas opções, é útil entender a diferença entre Object e Object Data (dados do objeto). As escolhas para adicionar uma cena, portanto, determinam o quanto dessa informação será copiada da cena ativa para a nova, e o quanto será partilhada (linkado).

Apagar X

Você pode apagar a cena atual clicando no X ao lado do nome no Topbar.

Veja também

Linkando para uma cena

You can link any object from one scene to another.