Sobre o software livre e a licença pública geral (GPL)#

../../_images/getting-started_about_license_gnu-logo.png

Quando alguém ouve falar sobre «software livre», a primeira coisa que vem a mente é «sem custo». Mesmo que isso seja verdade na maioria dos casos, o termo «free software» ou «software livre» como usado pela Fundação para o Software Livre (criadores do Projeto GNU e criadores da Licença Pública Geral GNU/GPL), tem a intenção real de significar «Free as in freedom» ou «Livre como na liberdade», ao invés de passar apenas o senso de significação de sem custo (O que é usualmente referido como «Free as in free beer» ou «Livre como cerveja gratuita»). O Software Livre no seu senso mais correto, é o software o qual você é livre para utilizar, copiar, modificar, redistribuir, sem limitações. Isso é contrastante com o esquema de licenciamento da maior parte dos pacotes de softwares comerciais, nos quais você tem a permissão de carregar o software em um único computador, mas o qual não é permitido fazer cópias, e nunca visualiza o código fonte. O «Free Software» ou «Software Livre» permite uma liberdade incrível ao usuário final. Pelo fato do seu código fonte ser universalmente disponível, existem muito mais chances de um problema como um defeito ser encontrado e consertado.

Quando um programa é licenciado através da licença GNU / General Public License (GPL):

  • Você tem o direito de utilizar o programa para qualquer finalidade.

  • Você tem o direito de modificar o programa, e ter acesso aos códigos fonte.

  • Você tem o direito de copiar e distribuir o programa.

  • Você tem o direito de melhorar o programa, e liberar as suas próprias versões.

Em troca por esses direitos, você tem algumas responsabilidades caso você distribua um programa sob a licença GPL. Essas responsabilidades essas que são designadas para proteger as suas liberdades e as liberdades de outras pessoas:

  • Você deve prover uma cópia da licença tipo GPL com o programa, de maneira que os destinatários estejam cientes de seus direitos sob esta licença.

  • Você deve incluir o código fonte, ou tornar o código fonte disponível livremente.

  • Caso você modifique e distribua a versão modificada, você deve licenciar as suas modificações sob a licença GPL (ou uma licença compatível).

  • Você não pode restringir o licenciamento do programa além dos termos especificados na GPL (você não pode transformar um programa liberado sob a licença GPL em um produto proprietário).

Para mais informações sobre a licença tipo GPL, dê uma olhada no site da internet sobre o Projeto GNU.

Nota

A licença pública GNU/GPL aplica-se somente ao aplicativo Blender e não aos trabalhos artísticos que os usuários criam com ele; para mais informações, veja a página que explica a Licença do Blender em mais detalhes (em Inglês).