Nuke Animation (chan)#

Reference

Categoria:

Import-Export

Menu:

File ‣ Import/Export ‣ Nuke (.chan)

O formato chan é usado para armazenar as animações da câmera, incluindo localização, rotação e, opcionalmente, campo de visão. Este add-on pode importar e exportar arquivos chan usando a animação do objeto ativo.

Um arquivo chan é um arquivo ASCII com valores de parâmetros salvos em colunas, uma coluna por parâmetro, uma linha por quadro. As propriedades salvas e lidas por este script são:

frame location.x location.y location.z rotation_euler.x rotation_euler.y rotation_euler.z angle_y

O formato do arquivo em si é tão simples quanto possível, mas sua simplicidade é sua maior vantagem. Ele está sendo usado por aplicações como Nuke e Houdini, e como é tão simples escrever um script de importação ou exportação para ele, se torna rápido e fácil.

angle_y stands for vertical field of view. It is used for calculation of the camera lens, and only applies to camera animations, while importing/exporting object animation this parameter is skipped.

Usage#

The add-on gets the currently active object (works in Object Mode only) and saves/loads its transformations from or to a simple ASCII file, through the whole animation range (set either in the Timeline or in the render settings). All you need to do is to select an object and run the add-on in File ‣ Import/Export ‣ Nuke (.chan).

Note que Chan salva apenas os valores brutos das propriedadeso (rotation_x`, rotation_y`, rotation_z`, etc.), por isso você tem que se lembrar da ordem de rotação. Em outras palavras – a ordem de rotação durante a exportação e importação deve ser a mesma (ambas estão sendo configuradas no Navegador de Arquivos durante a importação/exportação).

Outra coisa é o tamanho do sensor da câmera e sua influência na lente da câmera. Você pode definir o tamanho do sensor para que você possa caber em uma câmera da vida real (o padrão no Blender é 32 × 18), a melhor prática neste caso é usar o ajuste horizontal para a câmera (Nuke está usando isso como padrão). Ao importar a câmera de um arquivo chan você tem que se lembrar de definir o mesmo tamanho de sensor que você tinha no Nuke (ou outro software que esta câmera tenha sido exportada).

Dica

File names

É uma boa prática salvar os arquivos chan com sua ordem de rotação e tamanho do sensor armazenados no nome do arquivo (ou seja, camera_for_shot_ZXY_36x24.chan`) para que você não tenha que procurar por esses valores em arquivos antigos.

Dica

Exportando Geometria para Outro Software

Para exportar o movimento dos objetos para outro software através do formato OBJ, é necessário salvá-lo com a opção Z up, Y forward. Após carregá-lo para o outro software, ele será girado 90 graus, mas quando você aplicar o arquivo chan ele saltará para o seu lugar.