Introdução#

Constraints are a way to control an object’s properties (e.g. its location, rotation, scale), using either plain static values (like the «limit» ones), or another object, called «target» (like e.g. the «copy» ones).

Mesmo que as restrições sejam bastante úteis em projetos de imagens estáticas, a sua principal utilização é obviamente nas animações.

  • Você pode controlar a animação de um objeto através dos alvos utilizados pelas suas restrições (e isto é uma forma de animação indireta, ou, automatização). Nesse processo, estes alvos poderão então controlar as propriedades das restrições vinculadas ao proprietário, e portanto, a animação dos alvos irá indiretamente animar o proprietário.

  • Você pode também animar as definições presentes nas configurações de uma restrição, como por exemplo a sua Influência, ou, quando se utiliza um osso de uma armação como alvo, animar o local ao longo deste osso (chamado de Meão entre a cabeça e a base) se situa o ponto real do alvo.

Elas podem fazer com que os olhos de um jogador de tênis sigam uma bola de tênis quicando através da quadra, permite que as rodas de um ônibus sejam rotacionadas em conjunto, e ajudam as pernas de um dinossauro a ser inclinadas nos joelhos automaticamente, e tornam mais fácil para que uma mão segure a empunhadura de uma espada e que a espada seja manipulada de modo a ser movimentada com a mão.

Constraints, in Blender, work with Objects and Bones. Read about using constraints in rigging in the Armature chapter.

../../_images/animation_constraints_introduction_tab-object.png

Objeto#

../../_images/animation_constraints_introduction_tab-bone.png

Osso#

../../_images/animation_constraints_interface_stack_example.png

A pilha de restrições é avaliada de cima para baixo.#

As restrições funcionam em conjunto entre si para formar uma Pilha de restrições.

Dicas#

As restrições são uma maneira fantástica de adicionar sofisticação e complexidade aos arranjos de animação.

Seja cuidadoso para não ir com «muita sede ao pote», empilhando restrição sobre restrição até que você perca o senso de como elas interagem entre si.

Start simply. Get to know a single constraint inside and out. Copiar posicionamento is a good first constraint to explore it also has an animation example. Take the time to understand every fundamental concept behind it, and the other constraints will make far more sense.