Configurando periféricos

Monitores

Recomenda-se um display HD completo ou superior. Configurações de vários monitores são suportadas, e os espaços de trabalho podem ser configurados para abranger vários monitores.

../../_images/getting-started_configuration_hardware_multi-monitor.jpg

Exemplo de suporte multi-monitores do Blender.

Dispositivos de entrada

O Blender suporta diversos tipos de dispositivos de entrada:

  • Teclado (recomendado: teclado com teclado numérico, layout em inglês funciona melhor)

  • Mouse (recomendado: mouse de três botões com roda de scroll)

  • Dispositivo NDOF (também conhecido como 3D Mouse)

  • Tablets gráficos

Nota

Se você estiver faltando um dispositivo de entrada como um mouse ou numpad Blender pode mudar seu keymap para emular estes dispositivos. Configurações para habilitar isso podem ser encontradas em Input Preferences </editors/preferences/input>`.

Mouse

Emulação de botões do mouse

Se você não tiver um mouse de 3 botões, você precisará emulá-lo marcando a opção no menu Preferências.

A seguinte tabela mostra as combinações utilizadas:

Mouse de 3 botões

BEM

BMM

BDM

Mouse de 2 botões

BEM

Alt-BEM

BDM

Teclado

Emulação do teclado numérico

Se você não tiver um Numpad numérico na lateral do teclado, você pode querer emular um (utiliza os números na parte superior do teclado, no entanto, remove o acesso rápido à visibilidade em camadas).

Veja também

Leia mais sobre Numpad Emulation no menu Preferences.

Teclados que não seguem a norma inglesa

Se você usa um teclado com um layout de teclado não-inglês, você ainda pode se beneficiar da mudança do seu computador para o layout do Reino Unido ou dos EUA, desde que você trabalhe com o Blender.

Nota

Você também pode alterar o keymap padrão e os atalhos padrão a partir de Preferences, entretanto, este manual assume que você está utilizando o keymap padrão.

Tablets gráficos

Os tablets gráficos podem ser usadas para fornecer um método mais tradicional de controlar o cursor do mouse usando uma caneta. Isto pode ajudar a proporcionar uma experiência mais familiar para artistas que estão acostumados a pintar e desenhar com ferramentas semelhantes, bem como proporcionar controles adicionais, como a sensibilidade à pressão.

Nota

Se você estiver usando um tablet gráfico ao invés de um mouse e a sensibilidade à pressão não funcionar corretamente, tente colocar o ponteiro do mouse na janela do Blender e depois desconecte/replugue seu tablet gráfico. Isto pode ajudar.

NDOF (3D Mouse)

Mouse 3D ou NDOF são hardware que você pode utilizar para navegar em uma cena no Blender. Atualmente somente dispositivos feitos por 3Dconnexion são suportados. Esses dispositivos permitem que você explore uma cena, assim como Fly/Walk modes.

Veja também

Veja Preferência de entrada para mais informações sobre a configuração de periféricos.

Head-Mounted Displays (Virtual Reality)

abbr:HMDs (Head-Mounted Displays) tornam possível colocar os usuários em um ambiente virtual e interativo. Montados na cabeça, eles rastreiam os movimentos da cabeça para projetar um mundo aparentemente circundante em pequenas telas na frente dos olhos do usuário. Se o sistema funcionar bem, eles experimentam o ambiente virtual como se estivessem realmente dentro dele.

Supported Platforms

O suporte à realidade virtual no Blender é implementado através do padrão multiplataforma OpenXR. Este padrão é novo e, portanto, o suporte a ele ainda é limitado.

Plataformas compatíveis com OpenXR.

Platform

Operating System

Notes

Realidade Mista do Windows

Windows

Requer a atualização do Windows 10 de Maio de 2019 (1903)

Oculus Rift <https://www.oculus.com/>`__

Windows

Lançamento do Protótipo <https://developer.oculus.com/blog/prototype-openxr-for-oculus/>`__

Monado

GNU/Linux

Não recomendado para uso geral ainda

Iniciando

As subseções seguintes descrevem como um HMD pode ser configurado para ser utilizado com as plataformas suportadas. Se isso não for feito, o Blender irá reportar um erro ao tentar iniciar uma sessão de realidade virtual.

Windows Mixed Reality

Para verificar se um PC atende aos requisitos para executar Windows Mixed Reality, a Microsoft oferece o aplicativo Windows Mixed Reality PC Check.

  • Certifique-se de que a atualização do Windows 10 de maio de 2019 (1903) esteja instalada.

  • Se o sistema atender a todos os requisitos, o Portal de Realidade Mista já deve estar instalado. Ele também está disponível na Microsoft Store. Na primeira utilização, ele guiará por alguns passos de configuração.

  • Lançar o Portal de Realidade Mista. Clique no botão de menu `... no canto inferior esquerdo. No menu que se abre, selecione a opção Configurar OpenXR. O Windows Mixed Reality está agora pronto para ser utilizado com o OpenXR.

Para mais informações, consulte o “Guia de Inicialização para Windows” Getting Started Guide for Windows Mixed Reality e OpenXR.

Oculus Rift

Oculus fornece apenas o protótipo de suporte OpenXR. Para utilizá-lo, o Blender deve ser iniciado de uma forma especial, conforme descrito abaixo.

  • Baixe e instale o software Oculus Rift.

  • Inicie o Blender clicando duas vezes no script blender_oculus` dentro do diretório de instalação. Será aberta uma janela de linha de comando com mais informações.

Monado

Monado é uma plataforma livre e de código aberto XR para Linux. Ele ainda não está pronto para uso em produção e só deve ser utilizado para fins de teste.

Há pacotes disponíveis <https://launchpad.net/~monado-xr/+archive/ubuntu/monado>`__ para distribuições baseadas em Debian. Para outras tem que ser compilado a partir do código fonte, o que neste caso não é recomendado para pessoas com pouca experiência na compilação de software. Siga o Gunning Started Guides de Monado para fazer isso mesmo assim.

Concluindo a Configuração

Dentro do Blender, o VR Scene Inspection add-on precisa estar habilitado para acessar recursos de realidade virtual.