Trilhas#

As trilhas são o sistema de organização em camadas para o sistema de animação não linear. No nível mais básico, ela pode ajudar a organizar as faixas. Mas ela também pode ajudar com a organização das ações de movimento, da mesma maneira que as camadas de editores de imagens acomodam os pixeis em camadas – a camada mais ao fundo primeiro, e por último e mais á frente, a última.

../../_images/editors_nla_tracks_example.png

Trilhas de animação não linear e faixas.#

Mudo (checkbox)

Keeps the track from having an effect on the animation. (Mute only applies when Solo is not used.) All strips in that track are shown as being muted (dashed outline).

Bloquear (ícone de cadeado)

Prevents changes from being made to this layer. This is useful, for example, if you want to select several strips and move them; but you want to keep a few tracks excluded from the change.

Solo (ou únicos(as), ícone de estrela)

Toggling Solo Track causes only the selected tracks effects to be visible when animating. This is very useful for debugging complex animations.

Trilha de ação#

By default, the Action Editor automatically stores the keyframes you create through the 3D Viewport by storing them into an action based on the name as the object you are working on.

Push Down Action (push down icon)

Transforma a ação ativa em uma nova faixa de animação não linear e a posiciona no topo da pilha de ações de animação não linear.

../../_images/editors_nla_tracks_push-down-button.png

O botão de ação para empurrar para baixo.

Pin (pin icon)

Caso você tente mover a faixa, enquanto estiver no Modo de ajuste, você irá notar que as chaves irão se mover juntamente com a mesma. Em algumas destas ocasiões, você irá preferir que as chaves permaneçam em seus quadros originais, independentemente de onde as faixas estão localizadas. Para fazer isto, marque o ícone de desafixar, próximo a faixa.

../../_images/editors_nla_tracks_pin1.png

A faixa de animação não linear com chaves afixadas.#

../../_images/editors_nla_tracks_pin2.png

A faixa movida, note que as chaves são movidas juntamente com a mesma.#

../../_images/editors_nla_tracks_pin3.png

As chaves desafixadas retornam para os seus quadros originais.#

Armazenamento de ação#

Durante a criação de uma nova ação, caso a ação existente possua somente um usuário (ou seja, somente a referência atual), ela ficará «armazenada» na pilha de animação não linear. O armazenamento de ações deve evitar na maioria dos casos, que as ações possam ser perdidas.

The action «stashing» method works by storing otherwise unused/dormant actions in the NLA stack as strips in special muted NLA tracks. This way, the action is linked up to a particular data-block (i.e. to a specific object, or to a specific material/light/etc.) and will be preserved for later use.

Apagando e convertendo#

Caso você decida que não deseja mais manter uma ação armazenada, simplesmente apague a faixa de animação não linear correspondente, e então salve e recarregue seu arquivo.

Adicionalmente, note que deste que estas faixas ou trilhas de animação não linear existam, você poderá reutilizá-las como faixas normais de animação não linear simplesmente pela alteração de sua bandeira de Tornar mudos(as) (sendo necessário renomeá-las) para a trilha de animação não linear na qual elas estão posicionadas. Você poderá também querer movê-las para estar acima de todas as outras trilhas de ação armazenadas.