Introdução#

Uma tira é um contêiner que carrega quadros providos por uma ou mais fontes (entrada). É definida por um Quadro Inicial e um Comprimento, e é exibida como um retângulo horizontal colorido.

../../../../_images/video-editing_sequencer_strips_introduction_strip-graphic.svg

Esquemática da tira.#

Adicionando Tiras#

Reference

Menu:

Add

Atalho:

Shift-A

../../../../_images/video-editing_sequencer_strips_introduction_add-menu.png

O menu Add.#

O menu Add é o menu principal que você irá utilizar para adicionar conteúdo ao Video Sequencer. Em geral, você carrega as suas tiras, cria tiras de efeitos de transição especiais, e então anima sua sequência selecionando «Do Sequence» e clicando no botão Animation. Você pode usar o menu Add no header, ou passar o cursor do mouse sobre o Sequence workspace e pressionando Shift-A.

O Blender não se importa com qual você usa; você pode misturar e combinar livremente qualquer um deles. Quando você escolhe adicionar um deles, ele permite que você escolha um data-block ou a área do editor irá mudar para um Navegador de Arquivos para você selecionar o que você quer adicionar. Arquivos suportados são filtrados por padrão.

O quadro inicial das tiras recém criadas será colocado na posição do indicador de quadro. Quando carregando múltiplos arquivos (filme e som) ao mesmo tempo cada um será adicionado um após o outro.

Adicionando Efeitos & Transições#

O Blender oferece um conjunto de efeitos que podem ser adicionados à sua sequência.

Para adicionar uma tira de efeito, selecione uma tira base (imagem, filme ou cena) clicando LMB nela. Para alguns efeitos, como o transição Cross, você precisará Shift-LMB uma segunda tira sobreposta (depende do efeito que você quer). No menu Add escolha o efeito desejado. Quando você fizer isso, a tira de Efeito será mostrada sobre as tiras de origem. Se é um efeito independente, como o Color Generator, será colocado na posição do indicador de quadro.

Nota

Como a maioria das tiras de Efeito dependem de uma ou duas tiras de origem, a localização e a duração de seu quadro dependem de suas tiras de origem. Assim, você pode não conseguir movê-la; você precisa mover as tiras de origem de modo a afetar a tira de efeito.

Com alguns efeitos, como o Alpha Over, a ordem na qual você seleciona as tiras é importante. Você também pode usar uma tira de efeito como entrada ou tira de origem com outra tira, sobrepondo assim os efeitos uns sobre os outros.

Se você escolheu o efeito errado no menu, você sempre pode trocá-lo usando Effect Strip.

Visualização#

Todos eles se tornam uma faixa codificada por cores no Video Sequencer:

  • Tira de Cena: verde claro.

  • Tira de clip: azul escuro.

  • Tira de máscara: vermelho.

  • Tira de filme: Água marinha.

  • Faixa de imagem: Roxo

  • Tira de som: Turquesa.

Cada tira de efeito possui sua própria cor.

Além de cada uma dessas cores padrão, você pode também atribuir uma cor alternativa na Strip Properties.

Nota

Essas cores são dependentes do Theme da interface do usuário. As cores descritas acima são referentes ao tema padrão do Blender.