Multiply Strip#

O efeito Multiply multiplica duas cores. Blender usa valores entre (0.0 a 1.0) para as cores. Essa operação não precisa ser normalizada, a multiplicação de dois termos entre (0.0 a 1.0) sempre dá um resultado entre (0.0 a 1.0).

(Com a representação «tradicional» de três bytes, como RGB(124, 255, 56), as multiplicações dão resultados muito altos, como RGB(7316, 46410, 1848), que precisam ser normalizados (trazidos de volta) dividindo-os por 256 para caber no intervalo de (0 a 255)…)

Esse efeito tem dois usos principais:

Com uma Máscara

Uma máscara é uma imagem preto e branco que, depois de multiplicada com uma imagem «normal», apenas mostra esta nas áreas brancas da máscara (todo o resto é preto).

A sequência de abertura dos filmes de James Bond, onde a câmera está voltada para o cano de uma arma em direção a James, é um bom exemplo desse efeito.

Com Cores Uniformes

Multiplicar uma cor com uma imagem «normal» permite você suavizar algumas tonalidades desta (e assim – simetricamente – realçar outras).

Por exemplo, se você tem um pixel marrom RGB(0.50, 0.29, 0.05), e você multiplica-o com um filtro ciano (cor uniforme RGB(0.0, 1.0, 1.0)), você obterá uma cor RGB(0.0, 0.29, 0.5). Visualmente, o resultado é zerar os vermelhos e trazer (por «simetria» – os valores reais permanecem inalterados!) os azuis e verdes. Fisicamente, é o mesmo efeito que brilhar uma luz ciano em uma barra de chocolate. Emocionalmente, a vegetação torna-se mais exuberante, a água torna-se mais Caribenha e convidativa, os céus tornam-se mais amigáveis.

Nota

Este efeito reduz a luminosidade global da imagem (o resultado será sempre menor que o menor operando). Se uma das imagens for toda branca, o resultado é a outra imagem; se uma das imagens for toda preta, o resultado é todo preto!

Opções#

A tira não possui opções.

Exemplo#

../../../../../_images/video-editing_sequencer_strips_effects_multiply_example.png

Efeito Multiply.#