Distorção de filme#

O painel do nó do tipo "Distorção de filme".

In the real world, all camera lenses produce some or the other sort of lens distortion. But, whatever we render has got no distortion. So, this node helps in removing distortion from movies or adding distortion to render to make our render blend in with the movie clip.

Normalmente, ele é usado durante o rastreamento de movimentos.

Calculando a distorção#

Before using this node, one has to calculate the lens distortion of the clip. This can be done by adjusting K1, K2 and K3 values in Movie Clip Editor ‣ Properties ‣ Lens. For more information on how to edit those values, check this out.

Inputs#

Imagem

Standard color input.

Properties#

Clipe de filme

Usado para selecionar o clipe de filme cuja distorção deverá ser utilizada. Isto pode ser útil caso mais de um clipe de filme esteja presente, cada um deles tendo uma configuração de distorção diferente. Para saber sobre os controles, veja Menu de blocos de dados.

Método de distorção
Sem distorções:

Usado para desfazer as distorções das imagens recebidas, e é comumente utilizado para o clipe de filme bruto distorcido.

Distort:

Usado para distorcer a imagem recebida, e é comumente utilizado para imagens renderizadas.

Saídas#

Imagem

A imagem após a distorção ou remoção da distorção.

Distorção versus Sem distorções#

Ainda que ambas, tanto a distorção da renderização ou remoção da distorção dos clipes de filme sejam possíveis, e produzam resultados similares, existe uma diferença entre os dois métodos.

Estes dois tipos de distorção de lentes são possíveis, e em termos simples, elas podem ser explicadas da seguinte maneira:

  1. Quando o clipe de filme está abaulado para fora.

  2. Quando o clipe de filme está abaulado para dentro.

Para o primeiro caso, é recomendado que seja feita uma distorção na renderização e que o clipe de filme seja mantido como está, pois, a remoção da distorção do filme irá requerer informações extras sobre os pixeis, os quais não estão disponíveis para o Blender. Similarmente, no segundo caso, é recomendável remover a distorção do clipe de filme e manter a renderização como está, pois, a distorção da renderização irá requerer estes pixeis extras não disponíveis. A utilização do método incorreto para o caso inadequado pode criar resultados estranhos em torno das arestas, como na imagem exibida.

../../../_images/compositing_types_distort_movie-distortion_problems.jpg

Problemas (Você consegue notar as arestas ?)#