Introdução

Após iniciar o Blender e fechar a Tela de abertura a sua janela do Blender deverá se parecer com algo similar a imagem abaixo.

../../_images/interface_window-system_introduction_default-startup.png

A janela padrão ao iniciar o Blender.

Elementos da interface

Blender’s interface is separated into four screens listed below:

  • Top bar at the very top.
  • Tool settings the second row of the Top bar.
  • Editors area in the middle.
  • Status bar at the bottom.

The large editors screen is further subdivided into Áreas containing the different editors. The interface can be customized to match specific tasks using workspaces, which can then be named and saved for later use. The Layout workspace is described below.

../../_images/interface_window-system_introduction_default-screen.png

Blender’s default Screen Layout. Top bar (blue), Tool settings (yellow), Editors (green) and Status bar (red).

The Layout Workspace

Blender default startup shows the «Layout» workspace in the editors screen. This workspace contains the following Editores:

  • 3D View on top left.
  • Outliner on top right.
  • Properties editor on bottom right.
  • Timeline on bottom left.

Componentes de um editor

In general an editor provides a way to view and modify your work through a specific part of Blender.

Editors are divided into Regiões. Regions can have smaller structuring elements like tabs and panels with buttons, controls and widgets placed within them.

../../_images/interface_window-system_regions_3d-view.png

The 3D View editor.

Header (green), Main region (yellow), Tool bar (blue), Side bar (red) and Operator panel (pink).

Princípios da interface de usuário

Non-Overlapping
A interface de usuário é projetada para permitir que você veja todas as opções relevantes e ferramentas em uma única olhada sem ter de empurrar ou arrastar os editores para alguma outra posição.
Non-Blocking
As ferramentas e opções da interface não bloqueiam ou impedem o usuário de utilizar quaisquer outras partes do Blender. O Blender tipicamente não utiliza caixas de diálogo (as quais requerem que o usuário preencha os dados antes de executar alguma operação).
Non-Modal Tools
As ferramentas podem ser acessadas de maneira eficiente sem requerer tempo de alternância para a seleção entre diferentes ferramentas. Muitas ferramentas utilizam o mouse e o teclado para a interação de maneira consistente e previsível.

Personalização

O Blender também faz um uso extensivo dos atalhos de teclado para ajudar a acelerar os trabalhos. Estes podem ser personalizados dentro do Editor de mapas de tecla.

Cores de tema

O Blender permite que a maioria das cores de sua interface sejam alteradas para que atendam as necessidades do usuário. Caso você ache que as cores que está vendo em seu monitor (ou ecrã) não combinem com as cores mencionadas nas páginas deste manual, então pode ser que o seu tema padrão de cores tenha sido alterado. A criação de um novo tema, seleção ou alteração de um tema previamente existente pode ser feita através do editor de Preferências de usuário, clicando na aba Temas.