Nuke Animation (chan)

Reference

Category

Import-Export

Menu

File ‣ Import/Export ‣ Nuke (.chan)

O formato chan é usado para armazenar as animações da câmera, incluindo localização, rotação e, opcionalmente, campo de visão. Este add-on pode importar e exportar arquivos chan usando a animação do objeto ativo.

Um arquivo chan é um arquivo ASCII com valores de parâmetros salvos em colunas, uma coluna por parâmetro, uma linha por quadro. As propriedades salvas e lidas por este script são:

frame location.x location.y location.z rotation_euler.x rotation_euler.y rotation_euler.z angle_y

O formato do arquivo em si é tão simples quanto possível, mas sua simplicidade é sua maior vantagem. Ele está sendo usado por aplicações como Nuke e Houdini, e como é tão simples escrever um script de importação ou exportação para ele, se torna rápido e fácil.

angle_y stands for vertical field of view. It is used for calculation of the camera lens, and only applies to camera animations, while importing/exporting object animation this parameter is skipped.

Usage

O add-on recebe o objeto atualmente ativo (funciona apenas no Object Mode) e salva/carrega suas transformações de ou para um simples arquivo ASCII, através de toda a faixa de animação (definida na Linha de tempo ou nas configurações de renderização). Tudo o que você precisa fazer é selecionar um objeto e executar o add-on em File ‣ Import/Export ‣ Nuke(*.chan).

Note que Chan salva apenas os valores brutos das propriedadeso (rotation_x`, rotation_y`, rotation_z`, etc.), por isso você tem que se lembrar da ordem de rotação. Em outras palavras – a ordem de rotação durante a exportação e importação deve ser a mesma (ambas estão sendo configuradas no Navegador de Arquivos durante a importação/exportação).

Outra coisa é o tamanho do sensor da câmera e sua influência na lente da câmera. Você pode definir o tamanho do sensor para que você possa caber em uma câmera da vida real (o padrão no Blender é 32 × 18), a melhor prática neste caso é usar o ajuste horizontal para a câmera (Nuke está usando isso como padrão). Ao importar a câmera de um arquivo chan você tem que se lembrar de definir o mesmo tamanho de sensor que você tinha no Nuke (ou outro software que esta câmera tenha sido exportada).

Dica

File names

É uma boa prática salvar os arquivos chan com sua ordem de rotação e tamanho do sensor armazenados no nome do arquivo (ou seja, camera_for_shot_ZXY_36x24.chan`) para que você não tenha que procurar por esses valores em arquivos antigos.

Dica

Exportando Geometria para Outro Software

Para exportar o movimento dos objetos para outro software através do formato OBJ, é necessário salvá-lo com a opção Z up, Y forward. Após carregá-lo para o outro software, ele será girado 90 graus, mas quando você aplicar o arquivo chan ele saltará para o seu lugar.