Introdução#

Montagem é a técnica de juntar clipes separados (vídeo, áudio, texto, efeitos) em uma sequência coerente. A importância da montagem foi primeiro demonstrada pelo cineasta russo Lev Kuleshov em 1910 e 1920. O efeito Kuleshov efeito é famoso: os espectadores extraem mais significado da interação de duas tomadas sequenciais do que de uma imagem isolada (veja o artigo Wikipedia para uma boa ilustração).

Obviamente, a primeira coisa ao montar sua linha do tempo é importar ou adicionar tiras. Há várias maneiras de fazer isso e cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Antes de você poder fazer qualquer coisa com uma tira, você deve selecioná-la. Há várias maneiras de selecionar tiras.

Tiras podem ser movidas no tempo (esquerda pra direita no eixo X) ou na pilha de exibição (de baixo pra cima no eixo Y).

Dividir ou cortar uma tira criará duas partes da tira (antes e depois da divisão). Existem duas variantes: Split e Hold Split.

Aparar é o processo de remover ou adicionar uma parte do vídeo no seu início ou final. Isso resultará em uma diminuição ou aumento da duração do vídeo.

Agrupamento é a criação de uma meta faixa em que várias faixas são agrupadas juntas.

Dica

Criar uma boa montagem é um processo demorado. Portanto, todas as operações básicas (adicionar, dividir, aparar, …) tem um atalho associado. Vale a pena aprender esses atalhos, embora o mesmo resultado possa ser obtido com o menu e/ou mouse.