Alpha Over, Under & Over Drop Strips#

Usando o alfa (canal de transparência), esse efeito compõe um resultado baseado na áreas transparentes da imagem dominante. Se você usa uma tira de Cena, as áreas da imagem onde não há nada sólido são transparentes; elas tem um valor alfa de 0. Se você usa um tira de filme, ela tem um valor alfa de 1 (completamente opaca).

Então, você pode usar o efeito Alpha Over / Alpha Under para compor uma Cena CGI em cima do seu filme. O resultado é seu modelo fazendo o que quer que seja como se fosse parte do filme. O Adjust ‣ Compositing ‣ Opacity controla o quanto o primeiro plano é misturado sobre o plano de fundo, esmaecendo no primeiro plano sobre o plano de fundo. As cores das áreas transparentes da imagem do primeiro plano são ignoradas e não mudam a cor do plano de fundo.

Alpha Over#

Com Alpha Over, as tiras são colocadas em camadas na ordem selecionada; a primeira tira selecionada é o plano de fundo, e a segunda vai sobre a primeira selecionada. A Opacity controla a transparência do primeiro plano, ou seja, Opacity de 0.0 irá mostrar apenas o plano de fundo, e uma Opacity de 1.0 irá sobrepor completamente o plano de fundo com o primeiro plano (exceto nas áreas transparentes desse, é claro!)

Aviso

Ao clicar no botão Premultiply Alpha no painel lateral da tira do primeiro plano, os valores alfa das duas tiras não são multiplicados ou adicionados juntos. Use esse efeito ao adicionar uma tira de primeiro plano que tem um canal alfa variável (algumas áreas opacas, algumas transparentes, algumas intermediárias) sobre uma tira que tem um canal alfa opaco plano (alfa=1.0 ou maior). Se você notar um brilho ao redor dos seus objetos do primeiro plano, ou áreas transparentes estranhas ao usar Alpha Over, ative Premultiply.

Exemplo#

../../../../../_images/video-editing_sequencer_strips_effects_alpha-over-under-overdrop_example.png

Efeito Alpha Over.#

Alpha Under#

Com Alpha Under, isso é o contrário. A primeira tira selecionada é o primeiro plano, e a segunda, o plano de fundo. Além disso, a Opacity controla a transparência do plano de fundo, ou seja, uma Opacity de 0.0 irá mostrar apenas o primeiro plano (o plano de fundo é completamente transparente), e uma Opacity de 1.0 dará o mesmo resultado que com Alpha Over.

Over Drop#

Over Drop está entre os outros dois: como Alpha Under, a primeira tira selecionada será o primeiro plano, mas como com Alpha Over, a Opacity controla a transparência desse primeiro plano.

O efeito Over Drop é muito parecido com o Cross, mas dá preferência à image de cima ou segunda, dando mais um efeito de sobreposição gradual do que um efeito de mistura como o Cross faz. Claro, todos os efeitos Alfa respeitam o canal alfa (transparência), enquanto o Cross não.

O grau de Alfa aplicado, e portanto a mistura de cores, pode ser controlado por uma F-Curve. Criar uma onda senoidal pode ter o efeito do aparecimento e desaparecimento gradual do primeiro plano.